Pedir ao presidente dos Estados Unidos que dê umas lições aos políticos do DEM baiano sobre como usar a internet a seu favor seria um exagero, pois o contexto norte-americano e as possibilidades que oferece tornam o modelo do presidente Obama impraticável no Brasil.
No entanto, como já é amplamente conhecido que a internet teve participação crucial no sucesso de Obama, os políticos brasileiros já sabem que devem fazer alguma coisa na rede de computadores para se projetar.
Paulo Souto e José Ronaldo são membros do DEM que ensaiam uma presença no Twitter, a grande febre atualmente na rede e que definitivamente não é modismo, veio para ficar. O ex-governador demonstra uma enorme falta de intimidade com o recurso. Souto twitou duas vezes nessa vida. Em 28 de abril, ao estrear e em 18 de junho, numa mensagem de São João.
Já Ronaldo parece que pegou o jeito. Vem usando o Twitter com freqüência relatando suas atividades e já aproveitando para dar pitacos políticos, como fez ao criticar a viagem de Wagner à Argentina em pleno São João. É pouco, mas é um começo.
Falta a ambos um site pessoal na internet (Ronaldo tem um em construção). A atividade mais intensa do ex-prefeito de Feira já lhe rende frutos no Twitter. Estreou bem depois, em 01 de junho e tem 23 seguidores. Paulo Souto tem somente 16.
Ainda assim, estão muito atrás do correligionário senador José Agripino (DEM-RN), que tem um site, 1.574 seguidores no Twitter no momento em que escrevo e ainda por cima posta vídeos no You Tube sobre suas atividades políticas.
Mas nem precisa ir tão longe. Em 2008 o atual prefeito Tarcízio Pimenta deu lições de como utilizar a internet a seu favor. Na fase em que ainda forçava a barra para ser o candidato do grupo na eleição, transformou seu site, especialmente suas notas “apimentadas” em fonte de notícias para a imprensa e instrumento de provocação aos adversários internos. Deu certo.
2.7.09
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