1.7.09

Universidades nos protestos do 2 de julho

Professores, estudantes e técnicos das quatro universidades estaduais farão protesto no 2 de julho, contra a falta de soluções para os problemas do ensino superior no estado.

Além das categorias de trabalhadores, a mobilização conta com apoio ainda que discreto da direção das instituições. Isso porque não há dinheiro para fechar o ano e de acordo com dos secretários Rui Costa e Adeum Sauer, o estado não vai suplementar os orçamentos das universidades, como historicamente fazia.

A previsão é que a partir de setembro não haja mais dinheiro. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou uma Moção de Repúdio ao secretário Rui Costa, de Relações Institucionais, que consideram ter tratado as universidades de forma desrespeitosa.

Leia abaixo a Moção de Repúdio

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), reunido em 29 de junho de 2009, no Auditório do Museu de Ciência e Tecnologia, declara seu mais veemente repúdio à atitude do Senhor Rui Costa, Secretário Estadual de Relações Institucionais (SERIN), tendo em vista suas declarações injuriosas dirigidas à nossa instituição e às demais universidades estaduais, proferidas por ocasião do protesto realizado pelas associações docentes, ocorrido no dia 4 de junho de 2009, na Governadoria do Estado. Exige, ainda, que o Secretário se desculpe publicamente por ter atribuído a crise das Universidades Estaduais ao “desperdício, à má gestão e à malversação dos recursos públicos”, e reconheça o peso social e acadêmico das instituições universitárias estaduais no que tange à interiorização do ensino superior, à formação de profissionais e à integração social, em todos os anos, de milhares de jovens da capital e das dezenas de cidades de todo o interior da Bahia. Por fim, deplora o desconhecimento demonstrado pelo secretário em relação à educação superior na Bahia e sua indisposição para tomar ciência da importância do patrimônio universitário mantido com recursos do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share