26.8.09

Barreto diz que escola só com brancos induz ao racismo

Em meio a uma longa e insípida entrevista ao Bahia Notícias o novo secretário de Educação do estado, Osvaldo Barreto, deu uma resposta com pontos importantes a destacar. Ei-la:

"Eu acredito muito na escola. Eu não acredito no discurso de educação de qualidade. Meu objetivo central aqui é a escola. No dia em que você tiver uma escola de qualidade você terá uma educação de qualidade. E eu fiz um pacto com os gestores e a gente vai trabalhar tendo como foco a escola, que é o ambiente concreto da ação da secretaria. Não dá para a secretaria se dispersar em uma série de ações que não chegam e não alteram a vida da escola, o ambiente escolar, o envolvimento da família, do professor, dos alunos. Então essa é a condição. É esse o meu sonho. Eu quero ver as crianças misturadas na escola pública. Acho que o país terá uma revolução social quando chegar esse momento, quando acabar esse apartheid. Porque hoje praticamente não há negros nas escolas particulares. Em Salvador, por exemplo, a população é 85% negra, a maioria pobre e tem escolas onde quase não existem negros. Isso é um absurdo. Aí o cara cresce nazista, vê pobre como marginal porque não convive, não tem experiência nem vivência social. Isso é de um empobrecimento imensurável, que cria a elite cada vez mais distanciada da sociedade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share