29.8.09

Feira não se assemelha a suas semelhantes

Em população, Feira de Santana é a 31ª cidade do país, à frente de algumas capitais, etc, etc. mas quando se fala em desenvolvimento, em condições de vida de sua população, a coisa fica feia.

No que suponho será o último texto deste blog o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, comparo o IFDM de Feira com o dos outros nove municípios abaixo dela em população. Ou seja, do 31º ao 40º.

São todas cidades com população acima de 500 mil pessoas. Infelizmente, o IFDM feirense (que é o resultado da média de indicadores de Emprego & Renda, Educação e Saúde) supera apenas o de duas cidades que estão na mesma faixa populacional. Não somente isso. Se é menor em população apenas do que 30 cidades do país, Feira fica atrás de 1410 quando se fala de desenvolvimento. Está não somente atrás, e sim muito, muito atrás.

Nem precisa dizer qual dos três indicadores é o pior entre nós. Precisa? Educação, naturalmente. Temos 0,7500 para Emprego & Renda, 0,6908 para Saúde e 0,5972 para Educação.

Que os investimentos que a prefeitura vem fazendo no setor se mantenham, se ampliem e mudem esta realidade. Só assim o desenvolvimento virá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share