24.8.09

Região Metropolitana de Feira por um fio

Eis um projeto importante, mas emperrado. Criar a região metropolitana de Feira de Santana, de maneira que investimentos em toda a região sejam planejados e aumentados, com a formação de um órgão específico na esfera estadual para tratar do tema, é um passo importante para o desenvolvimento.

A região metropolitana foi proposta por Colbert Filho quando ainda era deputado estadual em 1994. O assunto caiu no esquecimento e voltou a ser discutido com maior ênfase este ano. Colbert era aliado do governo estadual, promoveu seminário no auditório da Associação Comercial, que teve uma presença suprapartidária e apoio generalizado, pelo menos de boca. Além do prefeito Tarcízio Pimenta, um dos presentes foi o ministro peemedebista Geddel Vieira Lima, que anunciou esforço para levar adiante a proposta.

Veio o rompimento do PMDB de Geddel com Wagner. Colbert não faz mais parte da base aliada, mas diz que acredita que o projeto possa sim ser levado adiante pelo governo, que teria interesse também em criar a Região Metropolitana de Itabuna-Ilhéus.

Os projetos precisam ser aprovados pela Assembléia Legislativa. Uma vez criada oficialmente, a Região já poderia ser contemplada com verbas no orçamento da União para 2010. Ocorre que, para isso, seria preciso aprovar ainda em setembro, pois em outubro fecham-se as negociações para inclusão de emendas no orçamento da União.

O prazo, portanto, está terminando. O secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, já foi alertado e de acordo com Colbert falou que vai tocar o projeto, consciente de que precisa agilizar, visando as definições do orçamento em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share