26.9.09

Pesquisadores negros debatem preconceito na sala de aula

O professor deve trabalhar a construção da auto-estima da criança negra desde a pré-escola, para que ela perceba que ser negro é uma afirmação e não um aspecto negativo de sua identidade. O tema foi exposto pela professora doutora Roziane Aguiar dos Santos, nesta sexta-feira (25), no 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, que prossegue até este sábado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Na oficina apresentada por Roziane Santos, participaram professores das séries iniciais do ensino fundamental, que discutiram a prática do racismo em sala de aula. Conforme a pesquisadora, esta prática é uma realidade, presente nas escolas, mesmo de forma inconsciente. O trabalho apresentado por Roziane Santos é parte do projeto de conclusão do curso de especialização na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Em outra oficina, a professora Sandra Regina de Souza Marcelino, mestranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ), acusou os professores de reproduzirem a discriminação no tratamento diferenciado dado a crianças brancas e negras.

O 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros é promovido em parceria entre a Uefs e a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB).

Confira a programação do Congresso no portal www.uefs.br.

Saiba mais sobre a Associação Pesquisadores Negros no site www.apnb.org.br.

Posted via email from Glauco's posterous

Um comentário:

  1. O II Encontro de Pesquisadores Negros da Bahia foi realmente muito importante para a aquisição de novas perspectivas em relação a temática. Tive o prazer de ser ouvinte nas comunicações de Relações etnicorraciais e ações afirmativas que abordaram a importância da "Arte e do lúdico como forma de linguagem". Um meio viável e interdisciplinar de trabalhar a lei 10.639/2003 nas escolas e a importância de pesquisas assim em instituições carentes de fiscalização do estado para o cumprimento da Lei. Fico feliz em fazer parte do núcleo de educadores que fazem a diferença no universo educacional e de ter a oportunidade de vivênciar momentos de conhecimentos como este. Parabéns a todas as pessoas que organizaram este evento. Silvia Segrob Vieira

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share