1.12.09

A merenda, essa desprezada


A foto que ilustra este texto é do final de maio. Foi quando o governo começou a distribuir a merenda escolar. Até então não havia chegado nas escolas, porque a toda eficiente secretária Anaci Paim não havia realizado o processo licitatório.

Feita esta parte básica, a merenda então não faltou mais nas escolas? Faltou. Porque um funcionário desviava de dentro do galpão de armazenamento (o funcionário preso em 2007 por fazer o mesmo).

Que galpão? Um galpão que o secretário de administração nunca tinha visto (não sei se o secretário de Educação ou o prefeito já conheciam). Um galpão com vidros quebrados, onde os alimentos ficavam no chão mas não havia dedetização. Com goteiras no teto, como convém a um lugar quase em ruínas como é o galpão da merenda, no número 750 do Anel de Contorno (do lado externo do Anel, depois da Bremen, antes do viaduto do Cajueiro).

Como desviava? Entregando menos do que registrava. Levava para uma escola, digamos, 7 pacotes, dizendo que levou 10. E por que as diretoras não conferiam? Disseram à comissão de sindicância de 15 dias da prefeitura que eram maltratadas pelos entregadores. Mas será que estavam mesmo se importando? Não podiam conferir depois e denunciar, quando os "maltratadores" tivessem ido embora?

E quanto foi desviado? "Não dá pra saber", disse a comissão. O prefeito complementou na coletiva de sexta-feira sobre o assunto, que a desconfiança foi na quinta, véspera da apreensão, e que portanto o governo agiu depressa.

“Mas então quanto se consome de merenda por mês no município?”, perguntei, imaginando que assim poderia ter uma ideia do quanto, percentualmente, representavam os 500 quilos que seriam desviados naquela solitária viagem do caminhão. “Não sei”, confessou o secretário de Educação.

Ou seja, ninguém sabe de nada e até então ninguém se importava. Nem as diretoras que estão na ponta do processo e são as que mais poderiam detectar o problema.

Novo galpão e informatização do processo são as providências que o governo prometeu para resolver o problema.

Como tudo na área da educação, não vai resolver, se não houver envolvimento e comprometimento das partes: professores, direção, funcionários, alunos e pais.

Preocupante é que se tratam assim a merenda fica difícil acreditar que o comportamento será diverso com o restante, a parte mais difícil, o ensinar e o aprender.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Sem Paixões partidarias2/12/09

    O que falta é gestão, tanto do governo anterior, quanto do governo atual,um controle rigoroso de controle de estoque. Roubar um caminhão de mercadoria e ninguem vê! Pra mim é falencia de qualquer órgão que se preze.Será que é tão dificil fazer isso!!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share