4.12.09

Zé Neto esclarece de que tipo de jornalista gosta

 

Um trauma que eu tenho é ter lido ali pela adolescência um livro chamado As brumas de Avalon. Anunciava-se como “a história do Rei Arthur sob o ponto de vista das mulheres”. Escrito por Marion Zimer Bradley, que já partiu para as brumas. Uma precursora de Paulo Coelho e que tais. Eram quatro ou cinco volumes, muito chatos, muito rasteiros, enfadonhos e repetitivos. Indignos da inteligência de qualquer mulher ou homem inteligente.

Entretanto foi uma grande lição. Aguentei firme, li até o fim e no fim aprendi a não gastar nunca mais tempo lendo o que não vale a pena. Por isso não leio o www.paulohenriqueamorim.com.br. Mas tive que consultá-lo para fundamentar este comentário.

Uma rápida olhada na página inicial do sítio do moço revela a que se presta o cidadão que tempos atrás era correspondente da Globo nos Estados Unidos, país cujas virtudes vivia a exaltar, promovendo o american way of life. Até o jeito de rir do caboclo era americanizado. Hoje para ele a Globo lidera um suposto PIG (Partido da Imprensa Golpista). Paulo Henrique Amorim (PHA) é o maior defensor da tese de que há uma conspiração dos principais meios de comunicação do país contra Lula e seu governo (imagina, a Globo, mais governista que ACM, tão governista quanto Sarney e que vai até exibir em forma de mini-série o panegírico Lula, o filho do Brasil).

Como dizia, olhando-se rapidamente a página inicial do site, nota-se que seu objetivo principal é ridicularizar José Serra, a quem Paulo Henrique só chama de Zé Pedágio. Mas atenção: qualquer um que não rezar na cartilha do Lula e do PHA poderá ser alvo da ira do ex-jornalista.

Exemplo: uma enquete coloca entre as opções para vice do tucano os hipotéticos Caetano Cardoso e Invejando Henrique Veloso, agora que o Arruda, antes cotado para vice de Serra, foi pro brejo (Amém).

As notícias na página inicial de PHA eram assim em 03 de dezembro, quinta-feira:

Sabesp  demite 1.000 funcionários na véspera do Natal

Como o Zé Pedágio trata os vendedores (pobres) no mês do Natal

Ciro: Zé Pedágio vai fugir (como sempre)

Empresas de tecnologia do mensalão do Arruda contaminam Zé Pedágio

Ah! Também aparecem notícias no formato de notícias, desde que sejam boas para o governo. Exemplo do mesmo dia:

Caixa dobra empréstimos imobiliários

E o que o deputado Zé Neto, lá do título, tem a ver com isso?

É que o deputado Zé Neto considera PHA “um dos grandes nomes da comunicação no Brasil, pois realiza um trabalho independente, que preza pelo respeito ao seu público, levando aos lares brasileiros os fatos e acontecimentos que interferem na vida de cada um de nós”.

Como gosta muito de PHA, porque PHA go$ta muito de Lula e do PT, Zé Neto fez a graça de conceder ao homem o honroso título de Cidadão Baiano.

Vós baianos, sereis, pois, conterrâneos deste expoente do puxa-saquismo deslavado, o mesmo cidadão que depois de anos dedicados à empresa de Roberto Marinho priva agora da confiança de Edir Macedo, ao ponto de ter sido cotado para escrever-lhe a palpitante biografia que saiu afinal assinada por outro funcionário da Record, Douglas Tavolaro.

Portanto, fica claro que para o deputado Zé Neto, o bom jornalista é o jornalista amigo e amigo dos nossos amigos, sendo ao mesmo tempo inimigo dos nossos inimigos.

Aproveito para dar uma sugestão a Sua Excelência. Título de cidadão baiano também para Fábio Barreto, que cometeu Lula, o filho do Brasil. A esta altura Zé Neto já o considera um Lumière da cinematografia mundial.

Posted via email from Glauco Wanderley

6 comentários:

  1. Ayrton Costa5/12/09

    Leio Paulo Henrique, leio Luís Nassif, leio Azenha, leio Josias de Souza, leio Reinaldo Azevedo (Veja), leio Uol(Folha de São Paulo), leio o ig e seus colunistas, e muitos outros, os protagonistas do jornalismo nacional. Tenho até que ler você também para saber o que se passa na nossa terrinha. E é indiscutível que existe uma divisão clara ente jornalistas pró e contra o governo Lula, imagino que você como jornalista(?)político sabe muito bem em que lado está cada um dos jornalistas citados acima, a despeito do seu comentário quando quiz deixar entender que a Globo apoia o governo Lula (uma gracinha de observação... ou então você é um alienado, o que acho que você não é). Não sou filiado a nenhum partido, muito menos do PT, mas com muito orgulho lhe digo que sou admirador do trabalho que vem fazendo Lula no governo. Passo em média tres horas por dia na internet e procuro ler todos os lados, como citei acima, e lhe garanto que tenho formação e discernimento para avaliar quem são os canlhas do jornalismo. Certamente Paulo Henrique não é nehum santo, mas esse seu papo furado de jornalista vendido(?), por que o cara fala mau de Serra e defende algumas coisas do governo Lula, serve para, também, caracterizar os críticos ácidos deste governo, que pela sua teoria estariam recebendo o jabar da oposição (através dos governadores de São Paulo, Minas e Brasília), inclusive você.

    ResponderExcluir
  2. Ayrton,

    O julgamento do governo Lula ou de qualquer governo é uma coisa. Jornalismo é outra. O que PHA faz pode até ser chamado de jornalismo. Mas é da pior qualidade. Um governante deveria ter vergonha de ser defendido por ele. Infelizmente no Brasil as coisas caminharam para um rumo em que ou você é a favor e só vê virtudes ou é contra e só vê defeitos. Só o tempo e a maturidade da nação vão curar isso. Não imagino quanto tempo. Mas não pretendo aderir a nenhum lado e assim me tornar cego também. Já existem cegos em excesso.

    ResponderExcluir
  3. Ayrton Costa6/12/09

    Meu caro, não quero polemizar, cada um tem o direito de ter suas preferências políticas, até os jornalistas. No entanto, o jornalista não pode é tratar sua profissão como instrumento de interesses políticos e ou comerciais, é como o médico tratar o paciente visando o lado comercial, como? passando exames desnecessários a um paciente apenas para faturar mais em sua clínica e assim, de diversas outras maneiras... desta forma, assim como o jornalista, estes, jogam suas profissões e carreiras na lama. O que vem acontecendo hoje é que diversos jornalistas, principalmente alguns que trabalham nos grandes grupos de mídia (Folha de São Paulo, Veja, Globo e outros...), visando atender aos interesses do seu patrão, vem distorcendo fatos, plantando notícias falsas, desenvolvendo matérias sem a técnica elementar do jornalismo que é a do contraditório (ouvir as duas partes) e muitas outras canalhices. Portanto, diante deste quadro, que já é conhecido por todas as pessoas que tem um nível alto de informação, e tenho certeza que você se inclue neste grupo, não vejo nenhuma referência sua, nenhuma crítica a respeito desta ação inaceitável e escandalosa tentativa de desestabilizar um presidente,perpetrada atraves desta associação entre o profissional indigno e o patrão canalha, que nem mesmo o grupo político de oposição tem feito. Finalmente, vejo o Paulo Henrique Amorim, como também Luis Carlos Azenha, Rodrigo Viana, Luis Nassif e muitos ouros jornalistas competentes, reagirem a uma tentativa de tutelamento ideológico por parte dos donos destes grupos midiáticos, que tratam o jornalismo como uma extensão dos seus interesses pessoais. Pode até ser, que o verdadeiro interesse destes jornalistas não seja a defesa da democracia, mas suas reações servem para escancarar o carater golpista destes grupos tradicionais, confirmado através da história recente do nosso país

    ResponderExcluir
  4. Entrar no jogo pró-lula ou contra-lula é o que bem querem os fisiologistas do PT ,alastrados nos altos indices de popularidade do Lula.Este, está sabendo aproveitar os mecanismos da publicidade e aumentando a sua legião de alienados e desinformados.Nada como dar ilusão a quem viveu na miséria e nunca teve oportudinade de estudar numa escola pública decente e ter uma assistência médica digna.No universo de alienados o demagogo inteligente triunfa.A politica monetária do FHC e as migalhas assistenciais prestam muito bem para os especuladores do mercado financeiro e o Lula a segue fielmente aumentando o bolsão da miséria e da alienação.O jornalista, tem sim direito de expor a sua opinião.Ter a mídia como adversária por que não atende os anseios de quem é criticado é factóide típico de quem não aceita a crítica construtiva.Nunca nesse país se viu tanta corrupção e uma esquerda corrompida e cega como a que estamos vendo agora.Estudantes e sindicalistas comprados com verbas castra um povo da mesma maneira que a ditadura castrou nos anos 60. Diante do exposto não nos causa espécie a indicação do servo da ditadura petista PHA como cidadão baianao.Os imbecies se atraem.

    ResponderExcluir
  5. Ayrton Costa7/12/09

    Glauco, no meu último comentário faltei fazer referência à sua réplica, devo lhe dizer que fui surpreendido pela sua elegância e educação, dignas da grandeza de um bom anfitrião. Replicou com equilíbrio e demonstrou isenção, sem agredir, colocou sua opinião. No entanto a blogosfera não entendeu o foco da nossa discussão, o jornalismo, especificamente PHA. Pouco me importa se você é contra ou a favor de Lula, se ´você acha o governo dele corrupto, se você acha que foi ele quem inventou a corrupção junto com o seu partido, tudo isto vai de gosto, ademais tem muita gente doida lá em Brasília com maior poder de fogo que nos aqui em Feira, para encontrar toda esta corrupção e prende-lo tirando-lhe o poder. Contudo, para fechar este assunto, vou desenhar o que quis dizer:
    -CLARO que jornalista tem direito a dar sua opinião.
    -Lugar de opinião é em editorial, não em materia jornalística, onde deve-se ater à narrativa dos fatos, respeitando o contraditorio.
    -O papel da imprensa não é a de um partido político, o de fazer articulações, criar fatos políticos, manipular informações, criar plataformas para um grupo político usar contra outro.
    -Não acredito que PHA seja um santo, no entanto, nenhum dos seus maiores inimigos apresentou, sequer, indícios que este receba verbas de governo para fazer sua defesa. Apenas sei que seu trabalho, pelo menos serve, para escancarar fatos e indícios das ações e intensões da grande mídia. Afinal, não quero ser um alienado pelas mãos desta grande imprensa.
    Finalmente agradeço por permitir opinar.

    ResponderExcluir
  6. Airton, eu compartilho da máxima de Millor Fernandes: "Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados". Significa que todo governo é digno de desconfiança. Claro que decisões acertadas merecem elogios. Mas o papel da imprensa é cobrar, vigiar, fiscalizar, ao contrário do que Lula pensa. Se você olhar sempre o blog verá que a distribuição de "agrados" aqui é democrática, sem poupar nenhuma corrente ou personagem. Felizmente também conto com leitores como você, que vêm aqui com seriedade. Raros são os comentários que preciso descartar por considerar impróprios, ofensivos. Claro que alguns me deixam na dúvida (esse papel de moderador não é dos mais simples). De qualquer modo, a discussão inicial neste post, a meu ver, não era sobre Paulo Henrique e sim sobre o que o deputado Zé Neto pensa sobre o que é um bom jornalismo.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share