14.4.10

Movimentos estudantis e sociais protestam contra aumento de ônibus

A ameaça de aumento da passagem de ônibus a partir de reunião na tarde de hoje do Conselho de Transportes provoca protesto de movimentos estudantis e sociais, que elaboraram carta onde reivindicam o oposto: que a tarifa seja reduzida.

No documento, criticam a má qualidade do serviço de transporte coletivo e dizem que após a Micareta vão começar mobilizações para barrar o novo aumento.

Leia a íntegra do protesto abaixo:

 

Aumento da passagem é roubo!

Bloco Máfia do Transporte abre a Micareta

A Prefeitura de Feira de Santana, nas administrações do ex-PFL de Arruda, lançou uma nova tradição na cidade: a abertura da micareta pelas sanguessugas do $INCOL.

Num evidente desrespeito com a população feirense, o Conselho Municipal de Transportes foi convocado para reunir-se no dia 14 de abril às 16:30h na SMTT. Na primeira micareta do Brasil, que antes era aberta pelo bloco Zero Hora, a folia começará com a bandalheira do $INCOL e a tarifa abusiva de Tarcízio Pimenta.

O transporte coletivo em Feira de Santana é péssimo. A espera nos pontos é interminável, os ônibus velhos e superlotados não oferecem segurança e conforto aos passageiros, mas o dito Conselho Municipal de Transporte não discutirá esta realidade, apenas o aumento da tarifa.

Vale ressaltar a insensibilidade do Prefeito ao aumentar a tarifa de ônibus, com o estado de calamidade pública por ele mesmo decretado, enquanto a povo sofre com os problemas ocasionados pela chuva e falta de drenagem. Centenas de pessoas perderam tudo que tinham e milhares tiveram as suas vidas afetadas. Não podemos aceitar mais uma punhalada pelas costas! 

A Prefeitura de Feira de Santana não deve mais evitar o debate sobre os problemas do transporte coletivo, os cidadãos que enfrentam no dia-a-dia os transtornos do sistema de transporte devem ser ouvidos e atendidos.

Portanto, reafirmamos as nossas reivindicações: redução da tarifa abusiva; reformulação da política tarifária; aumento do número de ônibus e linhas; fim das limitações à meia passagem e acesso através da carteira de estudante; participação popular nas decisões sobre o transporte.

A Micareta passará e o bloco do movimento estudantil e social tomará as ruas da cidade. O aumento não passará em branco, vamos exigir os nossos direitos!  A Prefeitura e o $INCOL serão responsáveis pelos seus atos criminosos e pela repercussão destes.

Movimento Levante (UEFS)

Associação Municipal dos Estudantes (AMES)

Grêmios dos Colégios: Gastão, Teotônio, Assis, Luis Eduardo e pelas comissões do ECASSA, Carmem Andrade e Imaculada Conceição

Associação Baiana dos Estudantes (ABES)

União da Juventude Rebelião (UJR)

Movimento de Luta nos Bairros (MLB)

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

Espalhe

Bookmark and Share