7.5.10

APLB diz que não consegue acesso a dados da educação

Governo e APLB dão declarações opostas sobre o uso das verbas do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). O secretário José Raimundo diz que gasta quase tudo pagando professores. A APLB diz que não tem acesso aos dados e afirma que estagiários e profissionais não concursados são pagos com recursos do Fundeb.

O município afirma que não há espaço para dar aumento acima da inflação aos professores, porque já gasta com eles 80% da verba do Fundeb (a lei exige gasto mínimo de 60% com professores). Segundo o secretário são mais de 2 mil profissionais e grande parte ganha acima de R$ 3 mil devido aos benefícios previstos no plano de carreira.

Porém segundo a APLB, o dinheiro está sendo gasto não somente com os professores, mas também com pessoal não concursado da educação, a exemplo de estagiários ou trabalhadores temporários. “Não temos acesso a um detalhamento da despesa com os salários. A prefeitura apenas informa o valor total gasto”, reclama a diretora Indiacira Boaventura.

GREVE MANTIDA

Mesmo diante da ameaça de corte no ponto feita pelo prefeito Tarcízio Pimenta, a diretora da APLB, garante que a greve está mantida, até porque foi decisão da assembléia, que não pode ser modificada pela diretoria. Segunda-feira, além de parar as escolas, o sindicato anuncia manifestação para a porta da prefeitura.

O movimento pede reajuste de 15% nos salários. A prefeitura ofereceu 4,31%, equivalentes à inflação de 2009 pelo IPCA. A sindicalista contesta a afirmação do prefeito de que as negociações estavam abertas quando houve a decisão de entrar em greve. Segundo ela, o governo se mantém irredutível desde a penúltima reunião, realizada em 30 de abril.

Posted via email from Glauco Wanderley

2 comentários:

  1. Caro Glauco,

    Achei estranho esta informação da Secretaria de Educação sobre a perda de verba do FUNDEB, sendo que o no site do Tesouro (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp) o repasse para o nosso Município aumentou em 1 milhão somente neste primeiro trimestre em relação ao do ano passado.
    Certo de sua seriedade, peço que você esclareça os seus leitores. Basta consutar o site supra citado e conferir.
    Att

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/5/10

    Prezado Glauco,

    essa é uma denúncia digna de Ministério Público Federal. É muito estranho o governo ter feito uma farra com o dinheiro público, ao gastar milhões com lousas digitais e condensadores, enquanto que, grande parte das escolas tiveram que interromper suas aulas simplesmente por não estarem em condições de funcionamento. Muito estranho ter gasto milhões com revistinha de Ziraldo, enquanto que milhares de alunos não podem levar o livro didático para casa. Muito estranho ainda ouvir o discurso da revolução digital na educação enquanto que ainda existem escolas que funcionam à base do mimeógrafo.

    Contamos com o jornalismo investigativo, para que possamos ter uma maior transparência aos gastos com a educação em Feira.

    Aquele axé!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share