20.5.09

Descamisados continuam dando as cartas na UEFS

O auto-denominado "Comando de Ocupação" dos estudantes que invadiram o prédio da administração da UEFS decidiu fazer algumas concessões, depois que conseguiram afinal se encontrar com o secretário de Educação, Adeum Sauer, em Salvador, com ajuda do reitor José Carlos.

Apesar da boa vontade, o reitor continua trabalhando fora de sua sala. Assim como muitos dos funcionários, que hoje ensaiaram até uma entrada na marra em seus locais de trabalho, mas acabaram dissuadidos. Cada um está espalhado por outros setores do campus, se ajeitando como der.

Antes de amanhã a situação não muda. É quando vai ocorrer a assembléia dos invasores, que divulgaram a nota pública abaixo, que está no site da UEFS e que reproduzo na íntegra. É impossível não ressaltar o tom da Nota, onde o "Comando" se coloca como dono do pedaço, no qual generosamente permite a utlização por alguns setores, mas por tempo limitado. Aliás, uma ênfase na autoridade muito maior do que aquela dada na nota oficial distribuída na véspera pela UEFS, assinada pelo reitor e pelo vice.

Um esclarecimento sobre o título: A palavra descamisados é porque os invasores estão tão à vontade, se sentindo em casa, que desfilam sem camisa pelo acampamento universitário.

Nota Pública do Comando de Ocupação - 20/5/2009
Feira de Santana, 20 de maio de 2009

Viemos informar que no dia 19 de maio de 2009 foram reabertas as negociações com o comando de ocupação tanto com a administração da UEFS quanto com o governo do estado, na figura do secretário de educação. Internamente, as negociações se encontram nas seguintes condições: foram entregues e apresentadas as propostas de minutas das bolsas auxilio especial, arte e cultura, extensão, monitoria e estágio acadêmico para a reitoria. A nossa atual reivindicação para esse ponto (proposta de minutas) é a realização de um CONSEPE extra-ordinário, na próxima semana, com pauta principal “apreciação das propostas de minutas” para que haja tanto a discussão na comunidade universitária sobre a nossa proposta quanto a devida apreciação. Externamente, as negociações se encontram nas seguintes condições: o secretário de educação aceitou a primeira proposição – marcou uma reunião de negociação para o dia 10 de junho, 9h, no prédio da reitoria, e estamos no aguardo das propostas do estado para as outras pautas para antes do dia 10 de junho. As pautas são: ampliação do valor e quantidade de bolsas, revogação da lei 7.176/97 e dia fixo e garantia do pagamento das bolsas.

É válido também informar que os seguintes setores estão em funcionamento na reitoria (a partir de uma solicitação da administração central e que o comando de ocupação compreendeu que no avanço das negociações são admissíveis):
funcionamento do setor de recursos humanos e setor de pessoal até está quarta 20/05), em função dos prazos para a entrega de documentação do enquadramento dos servidores, sendo que isto viabiliza a progressão e promoção na carreira. É importante ressaltar que esta também foi uma solicitação do SINTEST, sindicato este que está se solidarizando com a ocupação e manifestação dos bolsistas;
funcionamento por dois dias e doze horas (a contar das 15h do dia 19 de maio) dos setores responsáveis por viabilizar as formaturas da semana em curso;
funcionamento da Divisão de Assuntos Acadêmicos (apenas o setor que efetua a matrícula de sétima chamada) sendo que esta tarefa será executada fora do espaço físico da reitoria, ou seja, o setor será liberado apenas para o recolhimento do material necessário. A liberação ocorrerá na sexta-feira (22/05).

Comando de Ocupação
Coletivo de Bolsistas da UEFS
coletivobolsistauefs@gmail.com
http://coletivodebolsistasuefs.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Anônimo20/5/09

    As ocupações, como deve ser politicamente correto falar das invasões, da reitoria da uefs se repetem, as atitudes dos gestores não. Anaci Paim passou sobre, literalmente, os estudantes acampados quando a reitoria ainda funcionava no prédio da biblioteca central. José Onofre depois de idas e vindas, e meses depois da ocupação, acionou o dispositivo legal. Foi um chororô no dia da desocupação, até por muitos dos atuais gestores indignados com o gesto brusco e autoritário do reitor. Agora é a vez do reitor José Carlos provar do mesmo veneno dos anteriores. Pelo visto não passará por cima nem acionará a justiça, mas até quando. O topete dos meninos está ficando cada dia mais alto e aí toda a paciência tem limite...

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share