18.5.09

Dinheiro público e Fluminense privado

Finalmente o prefeito Tarcízio Pimenta deu uma resposta à altura ao chororô dos dirigentes do Fluminense, lembrando-lhes, durante entrevista a Dilton Coutinho, que a prefeitura não é a gestora do clube.

O governo poderia até não dar nada ao Fluminense. Se o faz é porque demonstra um entendimento (correto, creio) de que deve ajudar algo que tem importância para a cidade. Mas toda vez que os dirigentes se queixam no rádio e no jornal sobre a suposta falta de apoio da cidade, incluem o poder público entre os que deveriam ajudar. O acordo do Flu com a prefeitura é de R$ 240 mil, conforme revelamos aqui no blog em 30 de abril. Uma quantia nada desprezível, talvez até acima do que deveria, considerando outras necessidades e prioridades.

Só para lembrar, ou informar aos incautos, a EJE é uma empresa, que visa o lucro. Nada de mal nisto. Mas como qualquer empresa, pode dar lucro ou prejuízo. É um risco que o investidor corre, embora tenhamos no Brasil o péssimo costume do Estado bancar o setor privado. Não adianta também apelar aos sentimentos dos empresários da cidade para que socorram um clube controlado por uma empresa. Para a EJE o Fluminense é um negócio. Para os outros vai ser filantropia, amor a Feira de Santana? É ruim.

3 comentários:

  1. Breno19/5/09

    É muito dinheiro. Não acho correto que a prefeitura dê esse tipo de apaio. O problema é nosso prefeito parece que tem o rabo preso com muita gente. Eu fico imaginando como deve ser um dia de trabalho de Tarcizio... creio que ele fique o dia todo atendendo os pedintes, ele tá com uma cara tão triste que as vezes acho que ele está morrendo aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/5/09

    Glauco,
    Embora até considere justa a ajuda da prefeitura ao fluminense, pelo que representa para o Município, gostaria que alguém esclarecesse como se deu essa mágica jurídica: sendo o Fluminense uma instituição privada, como transferir dinheiro público para ela sem violar a legislação?
    Ildes Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26/5/09

    Secretário Ildes, V.Exa. já ouviu falar em contrato de publicidade? Pois é, não é favor nenhum o patrocínio municipal ao Fluminense, que estampa(va) em suas camisas o logotipo do Município, sendo que o time tem mídia forte local, estadual e até nacional, neste país que respira futebol.
    Zé Tonhão.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share