5.9.09

Feira melhorou 181 posições em ranking nacional

No texto sobre o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de 29 de agosto mencionei que talvez fosse o último sobre o assunto. Mas sabia que ainda faltava um aspecto importante para abordar: a evolução de um ano para outro. O feriado me deu o tempo necessário para fazer a comparação.

Apesar da sofrível posição de 1.411ª do país em desenvolvimento, em 2006, sendo a 31ª em população, há um importante aspecto a considerar na nota de Feira de Santana. Houve um progresso significativo no ranking nacional em relação ao ano de 2005 (os dados são de três anos passados porque apenas retrocedendo assim é possível ter informação completa e oficial dos 5.564 municípios do Brasil).

O crescimento foi grande em relação ao país mas representou a melhoria de apenas uma posição na Bahia, já que localmente estamos entre os primeiros e não há muito espaço para crescer. Feira de Santana tinha o sétimo IFDM baiano em 2005 e em 2006 conquistou o 6º lugar, embora tenha havido muita movimentação na lista do estado (compare os 10 melhores de cada ano na tabela abaixo). Nota-se que alguns municípios tiveram salto maior.

O critério de Emprego & Renda foi responsável sozinho pela melhora da posição de Feira de Santana. Isso porque nos outros dois critérios (Educação e Saúde) o desempenho piorou ao invés de melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share