3.9.09

Internet já transformou mídia feirense

Numa cidade em que jornais sempre sobreviveram a pão e água deve ser motivo de comemoração que haja hoje tantos espaços de comunicação escrita. A mágica da internet, que revoluciona o jornalismo no mundo todo já faz muita diferença também em Feira de Santana. Já é fonte de informação onde se encontra tudo que acontece, de imediato, sem precisar esperar pelo noticiário do dia seguinte. E com as diversas vantagens que o meio digital possui.

Fui um dos pioneiros nesta área, ainda na década de 90. Acho que o Info Cultural do Geraldo Lima foi o único que começou antes (eu depois fiz uma longa pausa na net). Mas este aspecto histórico tem uma importância mínima ou desprezível. O que vale é o que está ocorrendo agora.

O personalismo de sites e blogs é virtude e defeito da internet. No caso de Feira, no entanto, não há porque se queixar, pois nossos frágeis veículos de mídia impressa, por falta de musculatura econômica e profissional sempre foram também muito personalistas. Sempre foram “o jornal de fulano”, não apenas no sentido de que o dono deu e dá as cartas, mas também porque tinha que abraçar quase sozinho a tarefa de botar o produto na rua. Ainda hoje é assim com a Tribuna de Valdomiro e o Noite & Dia de Coió.

Portanto, sites e blogs, como este aqui, não precisam ficar devendo nada aos demais veículos existentes na cidade. Nenhum é completo, são todos complementares. O interessante é que lendo um e outros, o consumidor da notícia tem um arco mais amplo de informação e diferentes pontos de vista. Muitos mais ainda irão surgir e a comunidade só tem a ganhar com isso. Informação é e sempre será um dos pilares do progresso. E, lamento pelos que pensam o contrário, mas ninguém precisará de diploma de jornalista para publicar e conseguir audiência. O mundo mudou. Cabe-nos evoluir com ele ou sermos extintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share