14.9.09

Moradores do Aviário querem doar veículo a PM?

Recebo a nota abaixo, da assessoria do vereador Frei Cal. Se divulgam é porque consideram que é uma conquista ou um avanço. Para mim é um retrocesso, uma comunidade pobre ter que doar um veículo à polícia, na esperança de ter segurança.

Segue a nota, na íntegra:

Associação dos Moradores do Aviário em parceira com o mandato do Vereador Frei Cal promovem reunião para discutir segurança pública. A reunião vai acontecer hoje às 19 horas na sede da entidade que fica ao lado do Posto de Saúde ao Aviário e vai contar com a presença do Comandante do 1° batalhão da Polícia Militar o Tenente Coronel Sérgio Baqueiro. Na pauta da reunião será discutida além dos problemas enfrentados pela comunidade do Aviário a possibilidade da comunidade doar a Polícia Militar um veículo para que este venha a ser incorporado aos veículos do 1° Batalhão da Polícia Militar de Feira de Santana.

3 comentários:

  1. Manoel Macêdo14/9/09

    Acho que não entendi o comentário, não é importante uma comunidade se mobilizar para discutir a segurança no bairro. Quanto ao veículo a ser doado a PM pela comunidade carente ser um retrocesso, também vejo um avanço uma comunidade reconhecidamente fazer um projeto e conseguir um veículo para que seja feita a segurança do bairro. É muito bonito a gente cobrar sempre dos Poderes públicos, mas a sociedade pode e deve mobilizar-se para resolver os seus problemas e essa é uma das metas dos movimentos sociais. Buscar soluções coletivas para as suas demandas e não ficar com o pires na mão esperando que alguém lembre dos problemas da comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Olha Manoel, a gente vive numa inversão de valores tão grande que o errado começa a parecer certo. Como por exemplo só ter uma estrada decente se pagar pedágio para uma empresa privada.
    E o dinheiro dos impostos? Pagamos para quê? A mobilização popular é muito boa para cobrar e pressionar, mas não para assumir responsabilidades que nosso estado omisso e corrupto não assume.

    ResponderExcluir
  3. Macedo15/9/09

    As diferenças de ponto de vista
    Tudo o que fazemos pode ser visto de pelo menos três intenções diferentes, segundo o comunicólogo Humberto Eco. Assim creio que a sua interpretação seja apenas uma das intenções acerca do fato. No meu ângulo de leitura uma comunidade se organizar e buscar soluções vão ser sempre um avanço, você parece só enxergar a ausência do “Estado”. O “Estado” é uma figura abstrata, o real é o povo. A construção de uma sociedade mais justa passa necessariamente pela conscientização e mobilização popular.
    Então do meu ângulo de visão vai ser sempre um avanço quando uma comunidade pobre, mais organizada, procura resolver as suas demandas de forma pacifica buscando soluções próprias e sem esperar que o “Estado” diga o que deve ser feito, qual a solução.
    A auto-estima e o sentimento de pertencimento são de grande valia para a construção da identidade. Ao se reconhecerem as pessoas passam a lutar de forma organizada pelos seus direitos e cortam as suas amarras com certos políticos inescrupulosos, que se aproveitam da miséria e a usam com combustível para suas carreiras.
    Por certo você deve reconhecer a iniciativa da população do bairro Aviário com valida, acredito que a sua critica se restrinja a falta de políticas públicas direcionadas a aquele bairro. Abraços e continue atento, fazendo as suas observações.
    Macêdo

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share