2.3.10

Agricultores protestam contra falta de investimento no campo

Conceição Borges, liderando a manifestação (foto: Reginaldo Pereira)

Centenas de trabalhadores rurais dos oito distritos de Feira de Santana começaram nesta segunda-feira um acampamento em frente à prefeitura do município. Eles reivindicam uma série de medidas para melhorar as condições de vida e a produtividade na zona rural e querem que seja marcada uma audiência pública com várias esferas de governo, para discutir a situação do campo.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, o acampamento foi planejado para durar até quarta-feira, mas se a audiência pública não for marcada, eles ficarão por tempo indeterminado.

A preocupação do sindicato é com o início da época do plantio, que ocorre agora em março. “A nossa produtividade vem caindo a cada ano e a qualidade do produto também. Quem plantou feijão no ano passado não conseguiu vender, porque os grãos saíram pequenos e com coloração diferente”, descreve Conceição.

Os agricultores atribuem os problemas ao desgaste do solo, entre outros fatores. O Sindicato possui um estudo feito ano passado pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), que mostrou a necessidade de fazer a correção do solo.

Existe dificuldade também com o fornecimento de água, tanto para consumo humano quanto para uso em atividades econômicas. Antes de acampar na frente da prefeitura os manifestantes circularam pelas ruas da cidade, com uma parada no escritório central da Embasa, onde pediram a apresentação de um plano para que a zona rural seja abastecida. Os agricultores apontam ainda a necessidade de construir 5.834 cisternas no município, para captar água da chuva. Querem que a prefeitura se comprometa a construir 600 unidades por ano, a partir de 2010.

Outra reivindicação é  ampliar a distribuição de sementes para 10 quilos de feijão e 2 de milho, além de 30 mil mudas de árvores frutíferas e forrageiras. Atualmente o governo municipal distribui 2 quilos de feijão e 1 de milho, de acordo com a presidente do sindicato.

Pouco menos de 50 mil pessoas moravam na zona rural de Feira de Santana, no ano 2000, quando ocorreu o último censo do IBGE. 

REUNIÃO COM O GOVERNO 

No final da tarde uma comissão dos agricultores foi recebida pelo secretário de Agricultura, Ozeny Moraes e por Milton Brito, chefe do gabinete do prefeito. Segundo o secretário, a maioria das reivindicações já estão sendo objeto de ações do governo, inclusive o abastecimento de água. “Dois destes projetos irão levar água para mais de 3  mil famílias”, garantiu. O chefe de gabinete também comprometeu-se a encaminhar as reivindicações para o prefeito Tarcízio Pimenta.

Nesta terça-feira os agricultores irão para a Câmara de Vereadores apresentar suas propostas e pedir que se preciso, votem emendas no orçamento municipal, transferindo recursos para a agricultura. 

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share