23.8.09

Bahia mal na fita, em 22º no índice Firjan

Não é nenhuma novidade, mas cada novo índice divulgado reforça o tenebroso atraso socioeconômico da Bahia. Desta vez foi o índice Firjan, que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro decidiu desde 2008 divulgar anualmente. Saiu a nova versão, tendo como base os dados de 2006.

No ranking dos estados, a Bahia fica à frente de apenas cinco unidades da Federação (você já deve ter adivinhado que Alagoas – de Collor – e Maranhão – de Sarney – são os piores). Repare que os índices baianos são ainda da Bahia de ACM, embora não esteja parecendo que vai mudar grande coisa com o comandante atual.

O índice Firjan leva em conta dados oficiais, fornecidos pelos ministérios do Trabalho, Saúde e Educação. A nota das três áreas (Emprego & Renda, Saúde e Educação) compõe a média final. O índice da Bahia é 0,5925 (1 seria a nota máxima). O líder São Paulo atinge a nota 0,8637.

Das três áreas, a educação, claro, é o que mais derruba a nota baiana. Temos 0,6512 em Emprego & Renda, 0,6427 para Saúde e 0,4835 em Educação. Esta nota de Educação é tão ruim que é a penúltima do Brasil, à frente apenas de Alagoas que tem índice de 0,4833.

Até o décimo primeiro lugar, comparecem apenas estados do Sudeste, Sul e Centro Oeste. Daí para baixo apenas Norte e Nordeste. O melhor estado nordestino é Sergipe.

PS: O pior de tudo é que a Bahia caiu em 2006, em relação ao índice do ano anterior. Passou da 18ª posição para a 22ª no ranking nacional. Caiu de 0,6183 para 0,5925. A média nacional é 0,7376.

(veja abaixo a tabela por ordem do melhor para o pior índice)



Nos próximos textos vamos explorar mais o tema, falando de municípios

Um comentário:

  1. Estes indíces demostram a rapinagem que a clã ACM plantou nos últimos 40 anos.Nunca me enganei com esse grupo de políticos corruptos que cresceu pelo oportunismo político de uma direita corrupta que cresceu graças a incompetência de uma esquerda que nunca foi de esquerda, como estamos vendo agora com dirigentes e ex-dirigentes sindicalistas como Jaques Wagner, Rui Costa e outros da mesma laia,que continuam demostrando incompetência e semelhança aos direitistas corruptos, no tocante ao verdadeiro ideal político.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share