18.9.09

Tarcízio deu salvo conduto a Jairo

Por falta de tempo e pela urgência de outros temas que se impunham deixei de comentar no momento certo entrevista do prefeito Tarcízio Pimenta a Dilson Barbosa, no dia do aniversário do programa Bom Dia Feira.

Mas o prazo de validade não se esgotou e não quero deixar de comentar porque discordo do que foi apresentado como a essência daquela entrevista conforme as interpretações que ouvi. Foi dito que a entrevista valia quase como um ultimato do prefeito a secretários jairistas (o gigante Euclides Artur e o pequeno Maurício Carvalho), alertando-os para a obrigação de vestir a camisa dos candidatos do prefeito na eleição de 2010.

Para mim, no entanto, a leitura é que a entrevista deu fôlego a Jairo, que logo ao anunciar sua virada de casaca (de carlista a aliado de Wagner) foi execrado por alguns de seus antigos aliados do DEM, que se sentiram lesados e o acuaram com a ameaça de um processo de cassação de mandato por infidelidade. E cobraram providências a Tarcízio, o dono da caneta que nomeia e exonera.

O próprio Jairo, porém, adotou o mesmo discurso ambíguo de Eliana Boaventura, dizendo-se aliado tanto do governador quanto do prefeito. Tese esdrúxula, mas já incorporada à teoria e prática dos nossos maleáveis homens públicos.

Assim, sobre o caso de Jairo, Tarcízio apresentou a Dilson duas argumentações básicas, que ao cabo formam uma só:

a) tudo tem seu tempo (sobre que providências adotar);

b) não vai atirar ninguém aos tubarões. “Eu não posso sair por aí perseguindo as pessoas, caçando bruxas. Ou colocando dentro de uma gaiola e mandando jogar dentro do mar pra se afogar”, defendeu.

Fechando o raciocínio, avisou que cobrará sim do seu secretariado, incluídos os homens de Jairo, apoio a seus candidatos. Observou que o PP apóia um candidato a governador que não é o dele. Não obstante, argumentou que até o nome do seu candidato ao governo ainda está indefinido. “O meu candidato será aquele que meu grupo político marchar. Não sei quem será o candidato. Se vamos fazer aliança, se vamos fazer coligações, se vamos ampliar o grupo, receber companheiros, receber adesões ou se vamos aderir, eu não sei. Isso vai se encaminhando. Estamos no mês de setembro, a um ano e pouco das eleições”, divagou.

Além do candidato ao governo, Tarcízio terá outros candidatos também, para o Legislativo. E de acordo com a máxima universalmente aceita na política, apoio não se recusa. Se Jairo apoiar os candidatos ungidos por Tarcízio, por que não? E Wagner? Não vai achar ruim? Não vai cobrar de Jairo? Pode ser, mas quem sabe qual será a relação do governador com o prefeito até a campanha do ano que vem? Quantos já apoiaram em campanha um lado oficial e o oposto no “paralelo”?

O prefeito exige apoio e empenho. Apoio a quem exatamente? Aí a definição fica para mais tarde. “Vou orientar as pessoas que me consultarem a apoiar o candidato do nosso grupo. Quem estiver fora dessa caminhada não pode efetivamente militar na administração municipal. Não só apoiar de boca mas apoiar com ações, com atitudes. É importante que a gente visualize, que eles verbalizem. Já foram convidados a tomar essas atitudes. Se não tomarem ou não seguirem, tomo eu”, avisou na única parte dura de sua fala.

O certo é que Tarcízio usufrui o quanto pode deste momento em que tem nas mãos o controle do bem mais precioso em poder do DEM, que é a prefeitura de Feira. É o diretor. Controla a ação. Diz quando o personagem entra ou sai de cena.

E assim, Jairo ganhou, no mínimo, tempo.

6 comentários:

  1. Cr´tico- Politica19/9/09

    Bem lembrado esse comentario. Apoiar a quem, qual é mesmo o grupo politico do prefeito?

    ResponderExcluir
  2. Sem paixoes partidarias20/9/09

    È preciso melhorar o nivel dos comentarios, sem paixões partidarias,s em inteeresses em cargos, etc para o bem da democracia.
    tem que se elogiar o esforço do prefeito em fazer um governo de todos, e não só do seu grupo politico, deveria ser assim. Se for sincero parabens a ele, se não é um jogo perigossissimo.

    ResponderExcluir
  3. SEM PAIXÕES PARTIDARIAS20/9/09

    O MINISTRO GEDEL VIAJA O TEMPO TODO, EM PLENAS ATIVIDADE DE MINISTRO, USANDO 100% DA MAQUINA PUBLICA, FAZENDO CAMPANHA PRA GOVERNADOR E TODO MUNDO ACHA ISSO NORMAL. ISSO É A BANALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  4. SEM PAIXÕES PARTIDARIAS20/9/09

    GLAUCO,

    SEUS COMENTARIOS SAO APARTIDARIOS, SEM PAIXOES PARTIDARIAS, SEM INTERESSES.
    HÁ DE SE ELOGIAR O ESFORÇO DO PREFEITO EM FAZER UM GOVERNO DE TODOS, OU SEJA NÃO PARA UM SÓ PARTIDO. SE FOR SINCERO, PARABENS PARA ELE, CASO CONTRARIO É UM JOGO ALTAMENTE PERIGOSO.

    ResponderExcluir
  5. SEM PAIXÕES PARTIDÁRIAS20/9/09

    É NATURAL (PENSANDO POLITICA DIFERENTE) QUE O PREFEITO COLOQUE O SEU ESTILO DE GOVERNAR, OU SEJA COLOCAR O SECRETARIADO DE SUA CONFIANÇA E NA MINHA OPINIÃO, DEVERIA SER ESPECIALISTA E NÃO POLITICO, MAIS ISSO NÃO DEVE SIGNIFICAR DEMITIR OS ATUAIS DESMORALIZANDO, CADA UM QUE SAI. É PRECISO SABER DEMITIR, ISSO DEVE SER UM ATRIBUTO DE UM BOM GESTOR.

    ResponderExcluir
  6. SEM PAIXÕES PARTIDARIAS20/9/09

    A ATITUDE DE JAIRO MOSTRA QUE FIDELIDADE PARTIDARIA, NÃO FUNCIONA 100%, POIS NO CASO DELE ESTAVA PREJUDICANDO O MESMO.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share