21.12.09

Feira subiu 223 posições no país em PIB per capita. Agora está em 2.235º lugar

O título é irônico e não é. Porque afinal os números do PIB 2007 dos municípios, divulgados pelo IBGE foram no geral bons para Feira de Santana. Comparando aos números de cinco anos atrás, apesar de uma pequena queda de posição em termos de PIB per capita na Bahia, no cenário nacional o avanço foi significativo.

Em números absolutos, Feira de Santana passou do 89º lugar no Brasil em 2002 para 82º em 2007 (no ano anterior – 2006 – a cidade estava em 87º. Ganhou, pois, cinco posições em um ano).

Mesmo assim estamos longe do lugar adequado, já que Feira é a 31ª cidade do país em população. Entretanto o progresso tem sido consistente a cada ano quando o IBGE divulga os números municipais do PIB.

PIB PER CAPITA

O avanço foi significativo especialmente em termos de PIB per capita. No entanto, por esta classificação, a posição de Feira de Santana ainda é vexatória e somente muitos anos de crescimento acelerado mudarão a realidade.

Em 2003 o município ocupava a 2.558ª posição em PIB per capita no país. Não é engano. É dois mil quinhentos e cinqüenta e oito mesmo. No Brasil são hoje 5.564 cidades.

Em 2007 tínhamos conseguido evoluir para a 2.335ª posição. Um salto de 223 lugares.

O que significa dizer que o crescimento econômico está sendo mais rápido que o crescimento populacional.

Dentro da Bahia, Feira tinha o 31º melhor PIB per capita em 2002 e caiu para 34º em 2007. O que significa que apesar do constante aumento do PIB municipal feirense, alguns municípios avançaram mais depressa e ultrapassaram Feira.

O gráfico abaixo mostra a evolução. Cada ponto da escala representa a renda per capita, de 2003 a 2007. Nota-se que praticamente dobrou em cinco anos, enquanto a população subiu de 501.947 para 571.997 em 2007 de acordo com o IBGE, ou seja, crescimento de somente 14%.


Foi um crescimento significativo na renda, mas que precisa ser mantido e até aumentado, para que a população tenha qualidade de vida melhor.

Para se ter uma ideia, comparemos Feira com os municípios que estão logo abaixo e acima em números absolutos do PIB (81º, 82º e 83º no país).

As duas cidades são Petrópolis (81ª), antiga cidade imperial na região serrana do Rio de Janeiro e Vila Velha (83ª), na região metropolitana de Vitória. Ambas têm sua renda dividida por uma população muito menor, o que resulta no quadro a seguir:


É isso. Feira tem mais gente para dividir menos renda. Enquanto estamos na 31ª posição em população, Petrópolis está na 78ª.

Mas dá para melhorar, melhorando a educação. Aí no lugar de gerar empregos principalmente na construção civil, poderemos gerar empregos na informática, na pesquisa científica e em qualquer outra área com potencial para pagar melhores salários e atrair mais investimentos.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share