20.12.09

A vida com pouca água da Embasa


Dois dos tanques de Maria Helena


A dona de casa Maria Helena Almeida tem três reservatórios de água. Um de 500 litros, dois de mil litros. Parece muito, mas na semana passada ela quase ficou totalmente sem o produto. "Foram quinze dias sem cair água aqui e todo mundo pedindo a minha", conta.

Ela mora no bairro Pampalona, localizado na região mais crítica de Feira de Santana em relação ao abastecimento de água. Dos três tanques, dois ficam no chão e um suspenso. "O de lá de cima uma vez por mês a água tem força para subir. É só quando a gente pode tomar banho de chuveiro e não de caneca", confidencia.


Água lá em cima, só uma vez por mês


A constante falta de água faz com que as famílias recorram a alternativas como poços artesianos e cisternas. Quem não tem, usa do vizinho. Na casa de Luiz Carlos Macedo, no bairro Sítio Novo, na mesma região da cidade, o movimento começa no final da tarde. “Os vizinhos pegam aqui e em outra casa perto que também tem poço”, relata. Com o abastecimento irregular, ele preferiu cancelar o serviço da Embasa e ficar somente com o poço.

Fabíola dos Santos é uma das que se abastece na casa de Luiz Carlos. “Eu tenho tanque em casa, mas ficou oito dias sem chegar”, garante.

“Eu moro há 32 anos aqui e sempre foi assim”, relembra a aposentada Eleide Moraes.

 

Fabíola carrega água. Cena de zona rural dentro da cidade


SOLUÇÃO EM 2010

 

O gerente da Embasa em Feira de Santana, José Neydson Eloy, informa que no começo do mês foi instalado um equipamento novo para bombear água com mais força para a área com maiores deficiências no abastecimento. Mas admite que solução definitiva somente virá com a construção de dois reservatórios, com capacidade total de 17,6 milhões de litros. Isto representa quase o dobro da capacidade atual dos reservatórios da empresa e requer investimentos de R$ 12 milhões. Ele garante que o serviço será feito em 2010, fazendo com que o próximo verão seja menos sofrido. Mas se queixa também de ligações clandestinas, que desviam água e geram uma demanda acima do programado para aquela região. “Por exemplo, se uma rua tem apenas 3 ligações oficiais e 7 clandestinas, estas vão absorver água e vai falta na que tem ligação com medidor”, argumenta.

No entanto, em diversos bairros da cidade vêm ocorrendo queixas sobre falta de água, inclusive no centro da cidade. Nestes casos, a alternativa apontada pelo gerente é a adoção de reservatórios por parte dos moradores, já que segundo ele, muitos não possuem. “Como a demanda cresce no verão e há muitos estabelecimentos comerciais, a água só adquire pressão depois das 18 horas quando o comércio fecha”, explica.

A crise no abastecimento levou a uma intervenção do Procon do município, que aplicou multa de R$ 100 mil tanto na empresa de saneamento quanto na Coelba. Isso porque no dia 9 a cidade inteira teve o fornecimento cortado. A justificativa foi deficiência no fornecimento de energia para a estação de bombeamento durante três horas, o que teria desequilibrado todo o sistema de distribuição.

Ao se defender, a Coelba alegou no Procon que não houve problema com a energia e sim o rompimento de uma adutora, responsabilidade exclusiva da Embasa. O gerente da empresa de saneamento contesta e afirma ter relatórios da própria Coelba que provam o contrário, os quais ainda serão apresentados ao Procon dentro do prazo de dez dias que as empresas receberam para se defender.

 (fotos de Reginaldo Pereira)

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share