24.12.09

Por pouco presos não fugiram hoje do Complexo

A suspensão de visitas e banho de sol hoje no Complexo Policial provocou uma mini-rebelião que poderia ter levado a uma fuga de presos. A chegada do pelotão Tático Móvel da PM impediu que isso ocorresse.


Policiais militares chegaram a tempo de impedir fuga (foto Reginaldo Pereira)


Mas ficou demonstrada a fragilidade do Complexo, ainda com quase o dobro de sua capacidade, apesar das transferências recentes para o Presídio Regional e algumas obras de recuperação e reforço de segurança pós rebeliões.

O delegado Carlos Lins, que estava no plantão, contou que os revoltosos da cela 15 já estavam a ponto de romper as grades, utilizando uma pilastra, obtida com a destruição das camas de concreto. A cela tem capacidade para quatro presos e abrigava nove. Ao todo são 15 celas e a lotação de 60 presos. Há 110.


Presos que não participaram da revolta mostram o pedaço de concreto que estava sendo usado para arrebentar a cela (foto de Reginaldo Pereira)


Como era ponto facultativo, não havia ninguém para tomar conta da carceragem. Eram somente três policiais de serviço onde normalmente são 20. Por isso banho de sol, que ocorre todo dia útil e visitas, que ocorrem três vezes por semana, não puderam acontecer hoje. Só que ninguém avisou presos nem parentes. Estes apareceram por lá com panetones e etc e não puderam entrar, o que deu origem à revolta. Depois que tudo voltou ao normal combinou-se que a visita vai ocorrer no sábado.

A cela 15 foi ajeitada como deu, mas ficou apenas com 3 presos, por medida de segurança. Os 6 restantes foram realojados nas outras.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share