23.12.09

O ranking da pobreza

 

O que esperar do Maranhão, Pará e Piauí senão os mais degradados níveis econômicos e sociais de sua população, vítimas principais do que há de pior na política nacional (Sarney e Jáder Barbalho no caso dos dois primeiros. No Piauí desconheço os responsáveis. A figura exótica do Mão Santa para mim é coisa relativamente recente no cenário)?

Os três estados – e também a Paraíba, acrescente-se – “destacam-se” quando se observam os municípios mais pobres do Brasil, seja pelo critério do PIB em números absolutos seja pelo critério per capita, como mostram os gráficos abaixo:

ESTADOS COM MUNICÍPIOS ENTRE OS 100 DE MENOR PIB PER CAPITA

Neste quesito vence o Maranhão, com 35% do total de municípios entre os 100 piores, seguido de perto pelo Piauí. A Bahia vem em quarto, depois do Pará, que por sinal é o estado que tem o município de menor renda per capita do país, Jacareacanga (R$ 1.566).

ESTADOS COM MUNICÍPIOS ENTRE OS 100 MENORES PIBs

Aqui é o Piauí o estado que contribui com o maior número de municípios entre os 100 mais pobres do país, com a Paraíba em segundo. Nenhum município baiano ficou entre os cem mais pobres.



Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share