15.12.09

Foi o Ministério da Justiça quem informou que Bahia executou só 10% do Pronasci

Ontem houve uma querela política entre aliados e opositores do governo estadual no programa Carlos Geilson, sobre segurança pública e se era verdade que a Bahia deixou de utilizar as verbas do Pronasci, oriundas do governo federal.

Dando uma contribuição para o esclarecimento do fato, mostro aqui a origem da notícia: o Ministério da Justiça. Suponho que os petistas consideram insuspeito o órgão dirigido pelo ministro Tarso Genro.

A notícia, reproduzida por toda a imprensa, saiu em 30 de setembro assim: Dos 27 estados e 70 municípios que receberam dinheiro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em 2008, apenas o DF, cinco estados e 21 municípios estão com os recursos de 2009 garantidos. O Ministério da Justiça não repassará verba aos estados que não apresentarem, até o fim de outubro, a comprovação de que pelo menos 30% dos investimentos do ano passado foram executados.

No final do texto, um link para arquivo em PDF, com o desempenho de todos os estados e municípios. Até então, o estado da Bahia, com convênios no valor de R$ 42,7 milhões, tinha gastado R$ 4,5 milhões, ou 10,5% do total.

Depois disso, vencido o prazo, a pressão política deve ter sido muito grande e o Ministério da Justiça não noticiou mais nada.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Anônimo15/12/09

    Que absurdo! Tem cidades do interior que não tem armamento para os policiais, viaturas e principalmento efetivo. Fui em uma cidade aqui pertinho de Feira, na delegacia só tinha um policial por plantão, o delegado estava viajando e a PM só coloca um policial por plantão em regime de rodizio. Agora imagine isso para uma comunidade de quase 25 000 pessoas? O descaso com a segurança pública no estado é vergonhoso, vivemos a propria sorte...Sei que a polícia não é a solução, mas também sei que a falta dela piora muito a situação.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share