17.12.09

Site do Miami Herald pede que leitores paguem pelo que lêem na web

 

“Se você valoriza as notícias e investigações locais do Miami Herald, mas prefere a conveniência da Internet, por favor, considere o pagamento voluntário para as notícias online que interessam a você”. O pedido de colaboração consta no final de cada reportagem da versão na web do jornal The Miami Herald.

A iniciativa começou nesta terça-feira (15/12) e há quem diga que se tornará prática comum entre os veículos de comunicação no mundo.

Financiar reportagens já faz parte da rotina de alguns leitores nos Estados Unidos. Através do site Spot.us, quem quiser ver uma determinada reportagem veiculada num meio de comunicação pode financiar o trabalho de apuração. A idéia deu certo e o jornal The New York Times veiculou recentemente matéria sobre o acúmulo de detritos numa região do Pacífico.

Trata-se do que está sendo chamado de jornalismo comunitário. Os internautas sugerem pautas. Elas passam pela avaliação dos editores do Spot.us. Os temas mais populares são escolhidos. Os usuários do site passam então a fazer doações para patrocinar a apuração.

Depois de reunir as doações, o Spot.us contrata um repórter, que terá prazo para entregar o material. Ele pode escrever um texto, registrar fotos e fazer um vídeo, dependendo de onde há interesse que seja publicada ou veiculada a reportagem, avaliando o público-alvo que deve ser atingido.

Nos dois casos, os leitores podem fazer as doações através de cartão de crédito.

(informações do site Comunique-se)

São boas alternativas, porque para manter a independência é melhor pedir ajuda ao leitor do que ao governo ou a empresas

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share