9.2.10

Miss Twitter hackeada

 

Cristhiane Castro (@senhoritacastro), finalista junto com Gislaine Sena (@Gislaine_Sena) do concurso Miss Twitter Feira, promovido por Roberto Kuelho (@rkuelho), teve a senha roubada e a conta no twitter invadida.

O ataque ocorreu na própria noite de sábado (mesmo dia do concurso em que as duas finalistas dividiram o primeiro lugar) e madrugada de domingo.

Além de postar uma série de ofensas à própria dona do perfil, o invasor escreveu "el sistema del prefeitura de feira é uma porcaria." Em língua estranha, um claro ataque à iniciativa do governo municipal de fornecer internet gratuita à população (ou à qualidade do serviço).

Cristhiane diz que antes ou depois só usou o próprio computador ou o do local de trabalho para acessar a conta do twitter. Além destes, um dos notebooks que foram colocados à disposição dos presentes na Resenharia, onde ocorreu o evento de sábado à tarde. Tuitar fazia parte das tarefas das candidatas na disputa final.

Os notebooks são do programa Feira Cidade Digital da prefeitura. É comum que computadores abertos ao público sejam contaminados com vírus, porque são poucos os usuários que têm uma noção clara de como evitar os riscos de contaminação.

No entanto, o caso aponta tanto uma fragilidade de segurança quanto a possibilidade de ter mesmo gente trabalhando contra a ideia de internet gratuita. Uma internet pública de boa qualidade contraria interesses de quem lucra com o oferecimento do acesso, o que inclui tanto pequenas empresas quanto gigantes do setor de telefonia.

É gente demais contrariada para a prefeitura negligenciar a segurança do sistema. Um outro dia, no programa de rádio de Agnaldo Santos, justificando falhas da internet gratuita, alguém que ligou para o programa para dar explicações (a pessoa não foi identificada) disse que ocorriam sabotagens.

Com sabotagem ou não, outro aspecto é que, se a prefeitura se dispôs a prestar o serviço, terá que fazê-lo com qualidade, para não gerar mais queixas que benefícios. Não sei como funciona a segurança do sistema, mas com certeza terá que ser uma das principais preocupações dos administradores. Ainda mais porque a digitalização da cidade que está sendo executada não implica somente no oferecimento de acesso gratuito à população, mas também em informatizar ao máximo a própria administração municipal, que obviamente possui informações sigilosas a proteger, tanto dela mesma quanto do cidadão feirense.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

Espalhe

Bookmark and Share