23.10.09

Lucena I (e único)

 
 

O vereador @getuliobarbosa, que se define como “Patuense, Feirense, Flamenguista, Agnóstico, por enquanto”, estréia no Twitter com notícia quente.

Parece que começou hoje no microblog na ânsia de contar isso, já que na segunda mensagem, depois de se apresentar, disparou: “Alô twiteiros, de graça uma pule de dez: Lucena vai ser reconduzido. Mensagem para Câmara já foi assinada e enviada por Tarcízio Pimenta. Segunda ou terça feira será lida no Expediente da Câmara”.

Se confirmado, o procurador geral do município de Feira de Santana, Carlos Lucena, vai acrescentar mais alguns anos à prodigiosa carreira de único procurador desde que o cargo foi criado.

A procuradoria foi instituída pelo prefeito José Raimundo de Azevedo (o atual secretário de Educação), em 1995, último ano do seu mandato tampão de vice, que assumiu pós renúncia de João Durval, que candidatou-se ao governo estadual em 1994.

Nunca posso esquecer que ao criar a Procuradoria, José Raimundo, nos achando com cara de bobo, dizia que era tão democrata que criava um órgão fiscalizador, defensor do município acima de tudo, que eventualmente poderia servir até para investigá-lo.

Claro que a procuradoria nunca agiu assim. Ao contrário, sempre se comportou como fortaleza inexpugnável do Executivo. A procuradoria é o início, o fim e o meio dos governantes. Com seu notório saber, enquadra inconvenientes, acelera quando quer, retarda quando convém. Orienta a elaboração de projetos enviados à Câmara, regulamenta ao seu modo ou finge que esqueceu de regulamentar os que chegam do Legislativo.

Não é assim porque Carlos Lucena foi seu único titular desde sempre. Seria assim com qualquer um. Os governantes não trocam o procurador, suponho, porque acham mais conveniente manter este que já conhece todos os segredos da função.

E assim Lucena perdura. Resistiu a José Falcão, Clailton Mascarenhas, José Ronaldo (ao quadrado) e agora Tarcízio Pimenta. Nem todo monarca durou tanto.

 PS: não diziam que Milton Brito ia virar procurador? Pois sim

Posted via email from Glauco Wanderley

13 comentários:

  1. Anônimo24/10/09

    Quais os mistérios do cargo de procurador? na UEFS o também procurador Helder Alencar se mantém há muito tempo. Até a atual administração, que sempre reclamou dos entraves quando era oposição, o manteve. Haja competência.

    André D. Silva

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24/10/09

    Não acho salutar para uma democracia, esse cargo perpetuo, estamos em Cuba? Na Venezuela? A legislação nao devia permitir.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo25/10/09

    Porquê você não comenta também a excrecência do caso que envolve Sérgio Lima e a senhora Creuza, mãe de Sobreira, você que é tão puritano, moralista?
    Espero que Glauco Wanderley não faça parte do rol de artistas da comunicação que quando os amigos erram eles fazem de conta que não veêm ou defendem com veemência os crápulas. Aguardo uma posição sua.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo25/10/09

    Não tenho interesse pelo cargo. Já fui Procurador quando a denominação era Secretário Chefe do Serviço Jurídico do Município, com muita honra e fui substituido com a mudança do governo o que é justo e salutar a alternancia do poder.O meu substituto foi o competente Roque Aras. Nunca se conviveu com tamanha excrescência, mormente quando o Dom Lucena responde a Inquerito na Policia Federal, Representação no MP Federal e a Processo tendo deixado Gestor com bem indispónivel.Qual o segredo? Conhecimento jurídico?... ou o caminho das pedras.o Governo de Dr. Tarcízio está de parabens em tudo, agora suportar um Imperador negocista é grave. Com certeza ele não sabe da missa a metade.Espero que ele repense.A sua equipe tem que está composta de homens honrados.
    É a minha opinião, obrigado a respeitar a dos outros.
    Milton Britto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/10/09

    Essa recondução fere a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e Federal e o Regimento Interno da Câmara (pois, trata-se, na verdade de uma reeleição), haja vista que não podendo serem reeleitos os membros da mesa da Câmara para o cargo ocupado anteriormente na mesma legislatura, deveriam interpretar a lei pela isonomia).Ademais, a Lei Suprema, só permite a reeleição uma única vêz. A alternância de Poder é a essência da Democracia. Um feirense não teria essas oportunidades Caruaru (PE), mas em Feira tudo pode para os de fora. Não sei porque Tarcízio ainda continua Prefeito. Ainda conspiram para derrubá-lo. Êsses "gênios do mal", fazem parte da cota do Dr.João Durval, que é um apaixonado por nortistas. Não tenho dúvida que esse "procurador" é um senhor de muitos segredos. Lembro-me que um políticos e alto coturno chamou à atenção do José Ronaldo, do perigo de reconduzí-lo porque um Conselheiro do Tribunal de Contas, o dissera que Clailton foi vítima do Procurador do Município. Hoje, o Zé Ronaldo, não tem mais essa dúvida. Veja os processos na Justiça Federal. Tarcízio não entre nessa! Você é filho da Feira. Você não é um aventureiro. Paredão aos inimigos da Feira!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo26/10/09

    issso é uma falta de resoeito aos feirensses tantos jovens que tem capacidade e conhecimento ñ tem oportunidade nenhuma .e fica essa pólitica de conviniençia e desleal q perpetua esse e muitos outros lucenas,ronaldistas,a mais de uma decada. só ta faltando os cargos de vereadores serem tambem eternos e acabar as eleições.o sr, tarcizio deveria calar a boca de muitos q dizem q ele ñ manda em nada e tomar de vez uma providençia e governar de verdade para q o seu mandato ñ se torne uma,:: des"GRAÇA".é tdo q seu Zé sem mandato quer. fecha boca pimenta e abra os olhos.

    ResponderExcluir
  7. Eu poderia simplesmente responder: não comento porque nao sei do que se trata e tento nao falar do que nao sei.

    Mas vou um pouco mais além.

    Pareço puritano e moralista? Lamento, gostaria de não parecer. Talvez apenas a avacalhação geral esteja tao grande que minhas queixas por civilidade, respeito a lei, etc soem moralistas. Não me considero assim, mas nao posso impor a outros a minha visao.

    Protegido pelo anonimato (o que depõe contra você), você se refere a excrescência e crápulas, mas não deixa claro de que lado está na contenda.

    Mas supondo que está contra Sergio Lima, tenho a acrescentar que não é meu amigo. Se nao estiver enganado, falei pessoalmente com ele apenas uma vez na vida. Quanto à outra parte, Creuza, mesmo como reporter nunca falei com ela.

    Sobre o caso Sergio x Creuza so tomei conhecimento porque li no FS Online. Se o proprio Sergio nao tivesse feito aquela longa explanação, nem saberia do assunto.

    Que, concluindo, considero uma questão privada e não vejo porque tratar publicamente. Há um monte de causas semelhantes na justiça e não me parece que esta tenha qualquer coisa de especial para ser motivo de reportagens.

    ResponderExcluir
  8. Josefina26/10/09

    Ok, Glauco, jornalista imparcial, justo, correto, Parabens!!!!!!!!!!! Mas o caso do procurador não é correto, seja irmão, parente, seja quem for, sempre a lei!!!! A democracia que não combina com perpetuação no cargo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo26/10/09

    anônimo
    Dr Milton na verdade quer o cargo se tivesse competência talvez fosse o indicado pelo prefeito
    porém qual o seu notório saber?

    ResponderExcluir
  10. Maria de Oliveira Carneiro27/10/09

    Eita quanto veneno!! como as pessoas se aproveitam para destilar veneno no blog dos outros!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo27/10/09

    Meu Caro Glauco,

    Sou o autor do longo comentário, postado em 25/10/09, veículado hoje, após o do Dr.Milton Brito, o qual pretendo corrigí-lo, pois apresenta alguns equívocos no texto, por haver sido digitado à noite. Onde se ler: "Um feirense não teria essas oportunidades Caruaru (PE)",leia-se: em Caruaru - Pernambuco, cidade natal do Procurador; e "Lembro-me que um políticos e alto coturno chamou à atenção do José Ronaldo, do perigo de reconduzí-lo porque um Conselheiro do Tribunal de Contas". Leia-se a palavra políticos no singular, acresente-se a letra d antes do e alto coturno. Glauco, sou também o autor de um outro comentário, que não foi publicado. Lembrei-me do nome da síndrome: é a de Estocolmo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo28/10/09

    Para os desavisados a recondução só é permitida porque a Lei Complementar nº 15/94, que criou a Procuradoria foi elaborada pelo próprio Lucena quando era o Chefe de Gabinete de José Raimundo. Ou seja, a artimanha da vitaliciedade do cargo pelo Rei Momo, primeiro e único, foi adredemente preparada por ele nos idos de 1994. Cabe agora á Câmara defenestrá-lo de uma vez da PGM.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo29/10/09

    Só retificando a nota anterior, a Lei Complementar é nº 02/95 e não 15/94

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share