4.11.09

Aumentam os casos de meningite em Feira

 

O número de casos confirmados de meningite em Feira de Santana passou de 19 em 2008, para 22 em 2009 até o momento. A informação é da Vigilância Epidemiológica do município, mas de acordo com a coordenadora Janice Estrela, a doença está sob controle.

Ela informa que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde têm desenvolvido um trabalho junto às escolas e policlínicas, orientando sobre os sintomas e cuidados, pois embora sob controle, os cuidados para evitar o mal são necessários.

“As crianças não devem compartilhar objetos de uso individual, as instalações sanitárias devem ser mantidas sempre higienizadas e as janelas e portas devem ser mantidas abertas para o sol incidir dentro de casa e matar bactérias e fungos”, orienta Janice.

Quem apresentar sintomas deve comparecer em uma unidade de saúde. “Com sintomas como rigidez de nuca, dor de cabeça e vômito constante, as pessoas devem procurar o hospital para detectar o problema em tempo hábil e não deixar resquícios”, avisa.

Segundo Janice, o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas contra a doença para um público alvo específico como cardiopatas, adultos com Síndrome de Down e crianças a partir dos dois meses, mas não oferece para a população.

O tratamento da meningite é determinado pelo médico com base no exame de laboratório. “É importante não tomar nenhum medicamento sem orientação médica e sem estar com os exames de laboratório”, alerta a coordenadora. 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share