9.5.09

Cadê a dengue que tava aqui?

Você pensou que Feira de Santana passou por uma epidemia de dengue? Você ouviu o secretário de Saúde na televisão confirmando isso? Será que você ouviu bem mesmo? Parece que todos ouvimos mal ou entendemos errado, pelo que informou a prefeitura na sexta-feira (08).

Como os casos suspeitos caíram muito, o governo decidiu desmontar a partir de hoje o centro de hidratação que havia no Feira Tênis Clube. Até aí normal. Mas juntamente com o desmonte, parece que a prefeitura resolveu que não temos nem tivemos dengue.

Diz a matéria do boletim da Secretaria de Comunicação. “A maior incidência de atendimentos foi entre os dias 16 a 18 de abril, quando o centro de hidratação recebeu 60 pessoas com suspeita de dengue. No final do mês, poucos atendimentos. Em nenhum deles, até agora, a doença foi confirmada.”

Então tava todo mundo enganado, inclusive a prefeitura, que dispendeu um esforço enorme para conter o vírus. E que inclusive anuncia que se manterá em campo contra o risco iminente. Não havia dengue nenhuma.

Segundo informação inicial da secretaria de Saúde a mulher que morreu na quarta-feira tinha dengue, mas morreu de outros problemas. Para afirmar isso, basearam-se no próprio atestado de óbito, que citava a dengue apenas como causa secundária. Mas no dia seguinte este atestado de óbito não era mais um documento confiável. Pois exame feito na secretaria mostrou que ela sequer tinha dengue.

E quem passou mal e vagou pelas três clínicas de hidratação da cidade, não tinha dengue. Talvez dengo, quem sabe. Quem sabe foi o calor intenso do verão. E os médicos que andaram diagnosticando dengue (e muita gente achava inclusive que havia uma sub-notificação) exageraram. Nada de dengue. Foi um delírio coletivo.

Estranho o empenho em negar a doença, quando a prefeitura deveria se orgulhar de ter trabalhado bem e evitado mortes. Vá entender!

Um comentário:

  1. Admitir o surto seria assinar em baixo que algo foi feito errado, no segundo mandato, por isso, apesar da PMFS mereçer parabéns por ter controlado o surto com suas boas medidas, ela prefere dizer que nada houve...

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share