5.5.09

Dificuldade com os comentários

Recebi reclamações de que há problemas quando os leitores tentam colocar comentários nas postagens. Fui testar e de fato vi que depois do comentário escrito e enviado às vezes aparece a mensagem em vermelho “Não foi possível processar sua solicitação. Tente novamente.”
Nos meus testes, feitos em dias diferentes, a solução sempre foi simplesmente tentar de novo. Felizmente não foi preciso reescrever, mas apenas clicar novamente em Postar comentário, passar pela etapa de digitar a palavra que aparece para ter certeza de que você não é um robô tentando enviar spam e em seguida ver a mensagem “Seu comentário estará visível depois de ser aprovado”.
Fora esta dica não há muito o que eu possa fazer. O Blogger, site onde este blog está hospedado pertence ao Google e é um serviço gratuito. O crescimento exponencial da empresa, com suas diversas ferramentas (por exemplo Gmail, Youtube e Orkut), cria certamente dificuldades para manter tudo funcionando 100%.
Sucessivas falhas em alguns destes serviços, principalmente no Gmail e nas buscas, que são os mais cruciais para usuários ao redor do mundo, vêm sendo discutidas e temidas por internautas e publicações especializadas. Só entre as que me lembro, já foram tema de matéria no caderno Digital de A Tarde e capa da revista Info, da editora Abril, no mês passado. A revista estampou a dúvida “Dá para confiar no Google?”.
Quanto aos comentários em si, dois aspectos. O primeiro é a necessidade de passar pela palavra aleatória exibida pelo site. Se eu não colocar essa exigência, os comentários ficam entupidos de spam (lixo e propaganda). Existem máquinas que vasculham a internet procurando lugar para comentar. As palavrinhas digitáveis servem para enganá-las, já que as máquinas não conseguem ler e digitar (ainda).
Outra razão para exigir algum grau de esforço para comentar é desestimular os xingadores e caluniadores profissionais, que abundam na internet e se valem do relativo anonimato digital para avacalhar os outros. Por isso o comentário precisa antes passar pelo crivo do autor do blog, para ser exibido. É um drama com muitos deles, pois às vezes tem uma parte boa, estragada por outra desnecessariamente ofensiva. Infelizmente, não dá para publicar. Se você que lê agora for um comentarista sincero, minha recomendação é “Comente com moderação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share