12.9.09

O que importa é a informação, não quem trouxe

Graças às facilidades das novas tecnologias, Dilton Coutinho agora pode transformar em notinhas interessantes comentários que fazia no programa e que se perdiam na volatilidade do rádio. Na via oposta, o jornalista Jânio Rego vem com seu próprio programa de rádio (ao lado de Elsimar Pondé). Ambos na web. Ambos sem diploma de jornalista. 

Será que pode passar pela cabeça de alguém que Jânio não pode ser radialista ou que Dilton não pode escrever porque não é jornalista? Espero que não. Falo aqui de dois profissionais cujo trabalho já é conhecido da comunidade. Mas serve para todos quantos ainda virão.

Jornalistas sempre foram forjados pela prática, numa profissão um tanto quanto ingrata para os que querem ser sérios, mas que acaba virando uma paixão e uma mania. Hoje mais do que nunca, a prática dessa mania de informar está aberta a todos. Não porque algum sindicato ou associação quis. Mas porque tornou-se uma imposição da vida. É assim e não adianta questionar. Não há como impedir que uma pessoa escreva, fotografe, filme e publique na internet. Caberá a ela com seu trabalho conquistar seu público. Querer normatizar isso implica inevitavelmente em restringir a liberdade de expressão. Mas a liberdade de expressão é infinitamente mais importante do que reserva de mercado para jornalistas.

2 comentários:

  1. A falta da obrigatoriedade do diploma pode banalizar a profissão de jornalista. O fim da exigência do diploma não dispensa a existência das faculdades de Jornalismo e nem livra os menos hábeis de frequentar as mesmas. Infelizmente no nosso país, tão carente de educação, existe a valorização do apedeuta.

    Saber informar o acontecido, transcrever o que foi visto, demanda "técnica e consciência profissional". O colunista opina, pode tomar partido e expressar sua opinião. Já o repórter não pode opinar, e acredite, para isso a formação acadêmica é fundamental.

    Possuo nível superior e não é na área de jornalismo/comunicação, mas sei que poucos se formam com essa "técnica e consciência profissional", ao passo que também sei que muitos jornalistas sem diploma têm esses requisitos, como Dilton e Jânio.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14/9/09

    Parabéns pelo comentário. Perfeito.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share