27.4.10

Pesquisa projeta sombra de Tarcízio no dia de Ronaldo

 

No dia do lançamento da candidatura do ex-prefeito José Ronaldo ao Senado, quando todas as atenções estariam voltadas para ele e para o presidenciável José Serra, que veio a Feira de Santana para o evento, a administração de Tarcízio Pimenta ganhou destaque na manchete do jornal Folha do Estado. Uma pesquisa lhe concedeu alta popularidade, já idêntica à do ex, numa comparação incluída no questionário.

Título e subtítulo da matéria anunciam: “Tarcízio Pimenta tem aprovação de mais de 77% - Inclusão digital e volume de obras elevam aprovação de Tarcízio”. Na contabilidade da aprovação, repete-se o truque que já virou regra (e que o ex também usava), de somar erradamente Bom e Ótimo com Regular. Assim, a pesquisa do jornal, feita por um certo Instituto de Pesquisa Estatística e Informação (INPEI), achou 17,36% de Ótimo, 21,76% de Boa e 38,43% de Regular. Total 77,55%. O Ruim ficou com 8,80% e o Péssimo com 3,94%. Os demais não souberam ou não quiseram responder.

Curioso é que a pesquisa divulgada neste dia estratégico foi feita há mais de um mês, entre os dias 21 e 23 de março, ouvindo 1.032 pessoas. O jornal informa que foi o contratante do levantamento junto ao Ipei, que tem como diretor técnico Ari Carlos Rocha Nascimento.

COMPARAÇÃO COM RONALDO

Um quesito pouco usual em levantamentos do gênero propôs aos entrevistados a comparação do governo atual com o anterior. Deu empate em todos os sentidos.

Segundo o jornal, 50,69% disseram que a administração de ambos se iguala.

Mas alguns preferiram Ronaldo. Outros preferiram Tarcízio. A diferença entre os dois grupos não chega a 1 por cento.

19,21% acham Tarcízio melhor.

19,91 acham Ronaldo melhor.

O governo, que poderia deixar quieto para não parecer que tem alguma coisa a ver com  a notícia, preferiu comemorar em grande estilo, distribuindo a notícia para sua grande lista de emails e postando uma matéria com os dados no site da prefeitura.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share