5.5.09

Não pode faltar merenda escolar

Se o motivo da falta de merenda escolar nas escolas municipais fosse problema com licitação por conta de alguma empresa que questionou o resultado, paciência. É a lei, que muitas vezes atrapalha na tentativa de ajudar. Mas não. A resposta do prefeito Tarcízio Pimenta para a falta de merenda foi vaga, relacionando o caso com a saída da secretária Anaci Paim, o que teria provocado atraso no processo.
Acontece que Anaci saiu da reunião com o prefeito onde se decidiu sua exoneração e em seguida, o secretário José Raimundo foi convidado por telefone e aceitou, assumindo dois dias depois (Anaci saiu em 30 de março, José Raimundo assumiu em 01 de abril).
Em tempos de aperto como o atual, quando não há dinheiro para ações de grande impacto, é pela administração do corriqueiro e o bom andamento das coisas essenciais que se avalia o governo.
Na Micareta correu tudo bem. O combate à dengue é um sucesso. Na educação faltou a mesma dedicação? Faltou ser considerada essencial?
Como se sabe, e repetiu o vereador Ângelo Almeida (PT), que visitou escolas e fez a denúncia na Câmara, falta de merenda atrapalha o aprendizado, pela fome como pela desmotivação. Supostamente não estaria havendo evasão escolar por conta do Bolsa Família, já que a frequência do aluno é critério para permanecer recebendo o benefício. Ir à escola somente, no entanto, não resolve o problema. A merenda é apenas um aspecto da situação. A escola pública precisa de muito mais. Porém, se até a merenda faltar, fica difícil crer que o restante será providenciado. O governo tem três anos e meio pela frente para provar o contrário.

2 comentários:

  1. Diego5/5/09

    Merenda é muito importante para o alunado, basta ver o caso de São Paulo onde o Prefeito Kassab introduziu novas opções de nutrientes e enriqueceu a merenda escolar o resultado foi imediato e as crianças bem alimentadas passaram a ter um redimento melhor na sala de aula. Além disso deve ser copiado de São Paulo também o currículo prográmatico porque a merenda sozinha não resolve e a educação de Feira está pedindo socorro as autoridades da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Silva18/5/09

    A situação da forma em que se apresenta, lava-me a acreditar que o motivo da falta da merenda, é que o novo secretario deverá recomendar uma outra empresa para fornecer os produtos para a prefeitura.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share