Acontece entre 16 e 21 de novembro, em Salvador, o 13º Festival Nacional 5 Minutos. O evento, além da mostra competitiva - que distribuirá R$ 30 mil em prêmios - e do panorama nacional, conta com ampla programação de mostras paralelas que englobam a recente produção audiovisual de diversas partes do mundo. Tudo gratuito.
Mostras Paralelas buscam a inovação
A vez dos baixinhos - É a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. "Apresentamos uma alternativa ao que é mostrado na televisão. O cinema é um instrumento poderoso de educação e celebração das diferenças. Claro que divertir é essencial, mas podemos fazer mais. Podemos ensinar a criança valores positivos", afirma a diretora da mostra catarinense, Luiza Lins.
Mostra Media Sana - Uma mostra com vídeos que são exibidos e editados ao mesmo tempo, ao vivo. É o Live Cinema, que será apresentado dia 20 de novembro. O grupo realiza remixes (acompanhados de música eletrônica) de imagens, manchetes de jornal e depoimentos colhidos em transmissões de emissoras de TV, que se transformam, a cada apresentação, em um produto diferente. O teor político está sempre presente nas composições do Media Sana, que mostra em Salvador oito de suas criações.
Duas Mostras Universitárias - Em parceria com o Centro Universitário Unijorge, o evento realizará duas mostras audiovisuais: a Doc e a Microfilme. A mostra Doc dá vazão aos documentários de curta e média-metragem, produzidos por alunos de jornalismo de Salvador, enquanto a de microfilmes apresenta vídeos de 1 minuto, criados através de mídias móveis (celulares, câmeras fotográficas, etc.).
Vivo arte.mov - Em 2009, a programação do Festival conta com a parceria do Festival Internacional de Arte em Mídias móveis, o Vivo arte.mov, realizado anualmente em Belo Horizonte. São 47 produções realizadas em meios portáteis, para exibição em celulares e computadores, com duração de até três minutos.
Dot Mov - Acontece em várias cidades do Japão, em novembro. As exibições em Salvador serão realizadas entre os dias 18 e 20. São 19 filmes do Japão, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Austrália.
Curta-metragens no Cine Aberto - No dia 18 de novembro, acontece a mostra "Cine Aberto - Ponta de Areia", com exibição de curta-metragens mineiros e baianos.
Dockanema, festival de documentários realizados anualmente em Moçambique. O público brasileiro poderá participar, no dia 20, do debate com o fundador e diretor do evento, Pedro Pimenta.
O festival é realizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Quando: 16 a 21 de novembro de 2009
Onde: Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, e foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Quanto: grátis
Nenhum comentário:
Postar um comentário