O Enade, exame destinado a avaliar as universidades, teve a polêmica questão a seguir, na prova dos alunos do malfadado curso de Comunicação Social:
Quando o presidente Luís* Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas no Brasil uma “marolinha”, vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula.
Considerando a realidade atual da economia no exterior e no Brasil, é CORRETO afirmar que houve, por parte dos críticos,
a) Atitude preconceituosa
b) Irresponsabilidade
c) Livre exercício da crítica
d) Manipulação política da mídia
e) Prejulgamento
Considerando a postura sempre ácida do governo em relação à mídia,
considerando o excessivo melindre em relação a qualquer crítica,
considerando a acusação pré-moldada de que qualquer crítica ao governo é articulação de Serra, FHC e PSDB com o PIG, o “partido da imprensa golpista” concebido na mente perturbada de Paulo Henrique Amorim,
o estudante, coitado, só há de pensar que a resposta certa deve ser A,B,D ou E.
A resposta dos sonhos do governo deve ser a letra D, que é a que mais combina com o discurso governista.
Mas, diz o jornalista Ricardo Noblat que o gabarito indica letra C (livre exercício da crítica) como a resposta correta. Diante do enunciado tendencioso, é de se estranhar. Mas se a resposta certa é letra C, então a capciosa questão é apenas um aviso do que pode vir no próximo Enade. E a resposta correta uma concessão momentânea ao bom senso. De qualquer modo, deveria ser anulada, porque induziu os alunos ao erro (e de quebra mostrou que não se pode levar o Enade a sério mesmo).
Não estranhemos se, em 2010, como homenagem no último ano do mandato do presidente popular, o Enade tiver uma questão assim:
Assinale qual das opções abaixo melhor define o presidente Lula
a) o governante mais popular do mundo;
b) o melhor da história do Brasil;
c) o cara;
d) todas as anteriores
* Eles que escreveram na prova o Luís com S. O nome do homem é com Z
A questão deveria ser anulada, sim. Apesar de tudo que Lula fez para os mais pobres; embora não esqueceu tambem de se aliar as grandes fortunas, e grandes empresas e maus politicos. Eu me sinto infelizmente EM PLENA DITADURA,e com a certeza de que se Lula pudesse estaria fazendo o mesmo que seus colegas da America do SUL, incitando a guerra, se perpetuando no poder, calando a imprensa, fechando emissora de tv, etc.
ResponderExcluir