11.3.10

Receita desmonta esquema de fraude na importação de eletrônicos na Bahia


(A estimativa é de que o golpe tenha atingido os cofres públicos em aproximadamente R$ 50 milhões)

A Receita Federal do Brasil – RFB - deflagrou hoje (11/3), na cidade de Salvador, a Operação Delta 2, de combate à fraude na importação de produtos eletrônicos de última geração.
No esquema, os fraudadores efetuavam compras de equipamentos eletrônicos, tais como notebooks, ipods, projetores de imagem, etc, diretamente, ou por meio de intermediários, em Miami, EUA e as faturas eram emitidas em nome de empresas e pessoas físicas localizadas no Brasil.
A partir de documentos apreendidos em Miami, verificou-se que a maior parte das mercadorias eram enviadas como objetos de uso pessoal de valores irrisórios, por remessa postal, para endereços em Salvador e sem o conhecimento da Receita Federal.
A estimativa é de que o golpe tenha atingido os cofres públicos em pelo menos 50 milhões. As investigações identificaram três grupos de empresas atuantes no mercado de Salvador que operavam o esquema, com a utilização, inclusive, de sócios de “fachada” e “laranjas".

A Operação, em ação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, cumpre 18 Mandados de Busca e Apreensão em 14 endereços, todos no município de Salvador e conta com a participação de mais de 40 servidores da Receita Federal. Os importadores terão que pagar os tributos sonegados com multa, além de terem que responder pelos crimes de descaminho e sonegação fiscal.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share