10.3.10

Twitter de mão única não vale, @jaquewagner

Quem é veterano da internet, ou seja, quem está aqui há mais de um ano, acompanhou a polêmica quando do lançamento do Blog do Planalto, ou o Blog do Lula. A queixa foi porque o blog não permitia comentários.

“Ser ouvido e ouvir” é regra básica da internet. Daí que o Blog do Lula, surdo, tornou-se irrelevante. Nunca se ouve falar de algo que saiu lá primeiro e depois repercutiu fora.

No Twitter esta característica de simulação de conversa cara a cara ficou ainda mais acentuada. Porém saiu há pouco tempo o Twitter do governador Jaques Wagner. Só que não é dele. É dos assessores. É surdo também. Mas fala e muito. Tanto fala que andou suspenso pela fiscalização de propaganda eleitoral, mas voltou. O twitter de Wagner não serve para você falar com ele. Mas serve para ele falar com você.

Epa! Isso aqui é uma via de mão dupla. Não vale só falar e não ouvir. Quem não quer se comprometer, não se mete.

Não dá para falar com ou falar de um Twitter em 3ª pessoa, como o de Wagner. Aqui a gente fala com ACM Neto, José Carlos Aleluia, Geddel, Emiliano José e até José Serra. São pessoas. Não foram terceirizados. Claro que não vão responder a tudo, mas conversam sim com os internautas. Os políticos que não assimilaram bem a ferramenta, que não dialogam com o cidadão por meio dela, pelo menos não a utilizam como propaganda.

E se você quiser falar de Wagner e com Wagner, como faz? Claro que o @imprensawagner não vai adiantar. Então se não se pode falar com ele, fala-se dele. O certo é que não se aceita o uso do Twitter apenas como um espaço de autopromoção. Não se pode ter apenas os benefícios sem correr os riscos da rede.

Para amenizar a situação, que seja possível ao menos citar o governador. Contra ou a favor, mas ter o direito de falar sobre Jaques Wagner com um nome no formato do microblog. Infelizmente o nome exato não está disponível. Registrei então a página @jaquewagner, já que muita gente engole mesmo o S na pronúncia. Foi o mais próximo que consegui chegar do nome original. @ wagner, @wagner13, @wagnerPT e @Jacwagner estão em uso. @governadorwagner não cabe por excesso de letras. Ficaria @governadowagner, que não iria pegar bem, pois ele governa, não é governado.

Continuarão os internautas sem poder falar com ele. Mas através do @jaquewagner poderão falar dele. Pena que ele não vai responder.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share