Uma tela do jogo
Um jogo voltado a estudantes do Ensino Médio, que possibilita a compreensão de processos ecológicos e evolutivos. É o resultado de pesquisa de professores de quatro universidades que criaram Calangos, ambientado nas Dunas do Médio São Francisco, no Estado da Bahia.
O professor de Computação da Uefs, Ângelo Loula, explica que não se trata de um jogo de exposição direta de conteúdos a serem aprendidos pelo estudante-jogador, mas de aprendizagem decorrente da experiência na tentativa de resolver situações-problema.
Calangos é um jogo de simulação e ação com visualização 3D em primeira ou terceira pessoa. O jogador controla um lagarto de uma entre três das espécies endêmicas da região: Tropidurus psammonastes, Cnemidophorus sp. nov., e Eurolophosaurus divaricatus.
O público pode conhecer e fazer download de Calangos através da internet: http://calangos.sourceforge.net.
O lançamento oficial de Calangos está previsto para 22 de março, às 18 horas, no Café Científico Salvador (Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade, Salvador, BA).
A pesquisa é fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Católica de Santos (Unisantos) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o apoio do projeto Simdunas.
No mesmo dia será lançado documentário sobre o desenvolvimento do jogo, dirigido por Daniel Dourado e produzido por Cristiano Britto, para a Olho de Peixe Filmes. Maiores informações sobre o Café Científico em http://cafecientificossa.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário