7.3.10

Advogado pode ser secretário de Saúde? Pode

 

Caro Valdomiro,

 

Você me perguntou publicamente o que eu achava, por meio do Twitter, então vou lhe responder publicamente, aqui no blog, já que o assunto acabou ganhando uma dimensão maior, pois até o prefeito já enviou uma resposta sobre as reações à escolha do advogado como secretário de Saúde. Ainda não li os argumentos dele, pois estava um pouco desinternetado nas últimas horas e darei prioridade a escrever esta resposta.

Acho que pode sim, um Secretário de Saúde ser advogado e não médico. Um Secretário é um executivo, o que equivale a dizer administrador. Não precisa necessariamente ser um técnico da área. E nem administrador precisa ser formado em Administração, embora seja desejável. Sabes que sou um pouco subversivo nestas coisas, porque também acho que um jornalista não precisa ser formado em Jornalismo, embora seja desejável.

Reclama-se muito também da distribuição política dos cargos, quando prevalecem os conchavos em detrimento da capacidade. Embora eu não saiba quem é o advogado Rafael Cordeiro, parece claro que não é político, o que seria portanto um ponto a favor dele.

Espero que nem aos 80 anos, se chegar lá, eu me oponha à tomada do poder pelos jovens. São os jovens geralmente que injetam nas coisas vigor e renovação, o que é uma necessidade vital. A vida não subsiste sem inovação. No mundo moderno pessoas cada vez mais novas estão à frente de projetos cada vez mais importantes. Minha única preocupação é que assumindo o poder muito jovem, a pessoa tem mais tempo para se perpetuar, o que é um mal para a democracia, como sabemos. O remédio para isso? Botar outros jovens no lugar, mais adiante. Não estou alheio aos riscos da juventude, mas acho que as vantagens os superam.

O Rafael é desconhecido? Isso é até bom, sabe? Menos intimidade, menos compadrio. Sem intimidade, fica chato vir pedir favor. Os favores atrapalham tanto na administração pública! O coletivo acaba sempre sobrepujado pelo individual e este é um mal permanente do nosso país, que assola também o município.

Claro que entendo sua preocupação. Claro também que a Saúde não pode ser laboratório para testar aptidão de lideranças, pois envolve a vida das pessoas. Mas sem dúvida o escolhido deve ter méritos, pois Tarcízio Pimenta tem mais a perder que Rafael Cordeiro caso tudo dê errado. A Saúde é área fundamental para o sucesso do governo e o prefeito tem dedicado atenção especial a ela. Não terá feito a escolha sem calcular os riscos. Espero que ele tenha acertado.

Posted via email from Glauco Wanderley

2 comentários:

  1. Fábio8/3/10

    Concordo. Lembra-se da Denise Mascarenhas era enfermeira e foi um fracasso na saúde.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17/3/10

    getulio fala de psf, mas na epoca foi um secretario pessimo, perseguidor de funcionarrio, e nada fez, entao ta certo? rafael é um laranja sera que e o getulio q vai mandar, to preocupado ppois tem coisa ai por detras, tat e getulio juntos kkkk acorda meu povo!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share