9.11.09

Enade, Lula e a imprensa

O Enade, exame destinado a avaliar as universidades, teve a polêmica questão a seguir, na prova dos alunos do malfadado curso de Comunicação Social:

Quando o presidente Luís* Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas no Brasil uma “marolinha”, vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula.

Considerando a realidade atual da economia no exterior e no Brasil, é CORRETO afirmar que houve, por parte dos críticos,

a) Atitude preconceituosa

b) Irresponsabilidade

c) Livre exercício da crítica

d) Manipulação política da mídia

e) Prejulgamento

Considerando a postura sempre ácida do governo em relação à mídia,

considerando o excessivo melindre em relação a qualquer crítica,

considerando a acusação pré-moldada de que qualquer crítica ao governo é articulação de Serra, FHC e PSDB com o PIG, o “partido da imprensa golpista” concebido na mente perturbada de Paulo Henrique Amorim,

o estudante, coitado, só há de pensar que a resposta certa deve ser A,B,D ou E.

A resposta dos sonhos do governo deve ser a letra D, que é a que mais combina com o discurso governista.

Mas, diz o jornalista Ricardo Noblat que o gabarito indica letra C (livre exercício da crítica) como a resposta correta. Diante do enunciado tendencioso, é de se estranhar. Mas se a resposta certa é letra C, então a capciosa questão é apenas um aviso do que pode vir no próximo Enade. E a resposta correta uma concessão momentânea ao bom senso. De qualquer modo, deveria ser anulada, porque induziu os alunos ao erro (e de quebra mostrou que não se pode levar o Enade a sério mesmo).

Não estranhemos se, em 2010, como homenagem no último ano do mandato do presidente popular, o Enade tiver uma questão assim:

Assinale qual das opções abaixo melhor define o presidente Lula

a) o governante mais popular do mundo;

b) o melhor da história do Brasil;

c) o cara;

d) todas as anteriores

* Eles que escreveram na prova o Luís com S. O nome do homem é com Z

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Sem Paixões partidarias9/11/09

    A questão deveria ser anulada, sim. Apesar de tudo que Lula fez para os mais pobres; embora não esqueceu tambem de se aliar as grandes fortunas, e grandes empresas e maus politicos. Eu me sinto infelizmente EM PLENA DITADURA,e com a certeza de que se Lula pudesse estaria fazendo o mesmo que seus colegas da America do SUL, incitando a guerra, se perpetuando no poder, calando a imprensa, fechando emissora de tv, etc.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share