12.3.10

Revelada a saúde analógica de Feira de Santana

Na foto da Secom, o prefeito, o novo secretário Rafael Cordeiro, e os pedidos de exame

Quem vai pra fila sabe que a saúde pública é ruim. Mas quem só ouve a propaganda não. O governo Tarcízio Pimenta passou o ano passado todo falando das maravilhas de uma certa Saúde Digital, que implica na informatização de processos nas unidades de saúde municipais.

Nada tenho contra tecnologia; ao contrário, sou dela entusiasta. Acho que Feira pode dar um salto para garantir um futuro melhor para sua gente apostando em tecnologia, internet e informação, como vem fazendo o prefeito.

Mas só a tecnologia nos processos não resolve os problemas da saúde. Se falta médico – e o governo diz que agora não falta – ou se falta ao médico educação e respeito ao próximo, o computador, os programas e as câmeras de vigilância nada poderão fazer.

A prefeitura resolveu afinal jogar luz sobre a situação real da saúde, exibindo ontem (12) os milhares de exames sem marcação. Não vou dizer que alguém teve preguiça ou incompetência. Que um grupo político emperra as ações. Ou que outro agora resolveu jogar as guias no ventilador, para ter um pretexto para trocar um bocado de cabeças na direção da secretaria.

Eu não. Não dou a mínima para as disputas de poder. Não me interessa que pessoa ou grupo está no comando. A disputa por poder é inerente à vida, no setor público ou privado e vai ocorrer sempre. Mas o serviço tem que funcionar. E não funciona.

Segundo a própria prefeitura, são mais de quatro mil pedidos de exames sem marcar. Alguns com quatro anos de idade. Obviamente nem a doença nem o doente esperam todo este tempo. Quem não morreu, se curou ou piorou. Em todos os casos há de ter xingado, com razão, a mãe de alguém.

Agora o prefeito mandou a Central de Regulação fazer tudo em 72 horas. Será possível? Ou foi uma frase de efeito, um jogo de cena? Se foi, não adianta. As pessoas vão continuar ligando pro rádio e dizendo que não conseguem atendimento. Então é melhor consertar de verdade. Fazendo cabeça rolar ou mantendo a cabeça no lugar.


Posted via email from Glauco Wanderley

6 comentários:

  1. Anônimo12/3/10

    Querido Glauco,

    O proprio Tracisio sabe disso, sabe porque não funciona? porque as pessoas estão pedindo ao vereador, deputado, que marca ligeirinho o exame, agora para o povão nada sobra, é no minimo 3 meses pra marcar. Em varios bairros é assim, a população prefere pedir aos cabos eleitorais dos vereadores, deputados, porque marca rapidinho e pelo metodo convencional é no minimo 3 meses. O proprio Tracisio já fez isso, agora quer dar uma de João sem barço!Agora tem que consertar doa a quem doer, até aos amigos dele se for o caso!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/3/10

    E tem mais , muitos desses pedidos já foram feitos através do deputado, vereador, etc.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/3/10

    Ou seja não são 4000 exames sem marcar, na verdade já foram realizados, é duplicidade!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12/3/10

    na verdade já foram realizados, é duplicidade, pois já foram feitos pelo veredaor, deputado, etc.

    ResponderExcluir
  5. Adriano14/3/10

    O grande problema é os PSF`s sem estrutura instalados em casas e o loteamento de cargos sem qualidade na área da saúde. Os cargos podem ser políticos mais de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido Glauco, vc e um cara imparcial parabens, mas o problema da saude publica hoje em feira e o lotamento que o tarcizio fez das unidades de saude tanto tradicionais quanto as do psf, policlinicas e agora as upas, sao sempre de algum vereador governista, e dai o que gera, pessoas sem compromisso, pois quando se ve uma auxiliar de enfermagem que nao sabe nem se quer medir uma pressao arterial, ela precisa continuar, assim o dr joao caiu, a nadja, o joildo, raimundo, devem cair agora a chefe da central, mas e os outros que emprerram e tomam comta das suas divisoes como feudos e distribuindo contratos para os vereadores apoiarem as coisas do prefeito na camara, continuarao a detonar o governo do tarcizio, como no blog disse que ele falou sobre fofocas na secretaria, isto e ruim mesmo, mas o pior prefeito é emprenhar pelo ouvido, arranjar bois de piranha e fazer com que as pessoas dignas e competentes estejam caladas por ameaças, como ao que o senho fez no radio e continuou a faze-las numa reuniao na secretaria de saude, sera que teremos deputada? Será que teremos reeilecao assim, RONALDO VOLTA NOVAMENTE PORQUE DE AMIGO SEU ESTE CAMARADA NAO TEM NADA!!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share