6.3.06

APAEB Valente ganha prêmio latino-americano

A APAEB Valente conquistou mais uma premiação internacional, por seu trabalho de desenvolvimento sustentável na região sisaleira. Desta vez o reconhecimento veio da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), órgão que faz parte da estrutura da ONU, e que promoveu o concurso Experiências em inovação social na América Latina e Caribe.
A APAEB recebeu da organização um comunicado informando que está entre os 20 finalistas, que participam dias 10 e 11 de novembro em Santiago, Chile, da Feira da Inovação Social, onde vão expor seus projetos, que serão a partir de agora divulgados em toda a região.
Ainda em Santiago, haverá apresentação dos projetos e um comitê de notáveis irá escolher os cinco primeiros colocados entre os 20 finalistas. Os demais receberão uma menção honrosa.
“Nós já nos consideramos vencedores, por estarmos entre os finalistas. É um estímulo especialmente no momento de crise que a APAEB tem enfrentado durante todo o ano, com dificuldades financeiras provocadas pela diminuição de receita por causa da queda do dólar”, afirma o presidente da instituição, Misael Lopes da Cunha. Atualmente, cerca de metade da produção da fábrica de tapetes e carpetes de sisal destina-se ao mercado externo.
Para chegar a este fase da premiação, a APAEB teve que passar por várias etapas de seleção. 1600 projetos de todo o continente se inscreveram, sendo 338 somente do Brasil. Os projetos enviaram informações à organização e os 45 considerados mais inovadores foram visitados e avaliados por consultores externos. O concurso é promovido em conjunto pela Cepal e a norte-americana Fundação Kellog, que apóia projetos sociais ao redor do mundo.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A APAEB Valente recebeu em janeiro de 2004, em solenidade ocorrida na Índia, o Prêmio Japão para projeto mais inovador de desenvolvimento: oferecido pela organização não governamental GDN (Rede Global de Desenvolvimento) com o apoio do governo do Japão. A APAEB ficou entre as três finalistas da premiação em todo o mundo.
Em 2001, seu diretor executivo, Ismael Ferreira, já havia sido reconhecido pela Fundação Schwab, da Suíça, entre os 40 principais empreendedores sociais do mundo. Por conta deste reconhecimento, Ismael esteve em três edições anuais do Fórum Econômico Mundial, em Davos, representando os empreendedores sociais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share