6.3.06

Dom Rian

Nem Dom Juan nem Dom Vian.

Dom Itamar Rian foi o nome com o qual o site Último Segundo, do IG, rebatizou o arcebispo de Feira de Santana, até então conhecido como Dom Itamar Vian.

No sábado, início da noite, saiu a notícia (atribuída à Agência Brasil) sobre o bispo de Barra, frei Luiz Cappio, em greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. O frei recebeu naquele dia a visita do arcebispo feirense, que rezou missa.

A troca de nome ilustra bem uma dificuldade que só tem a imprensa local, de cidades pequenas ou até médias, mas que não chegam a ser metrópoles. Quando esta imprensa local erra um nome, os críticos caem matando, porque todo mundo conhece o personagem. Ocorre que a chamada grande imprensa, a dos grandes centros, faz isso o tempo todo. Só que numa metrópole, ninguém fica sabendo e o(s) erro(s) passa(m) despercebido(s).

No caso da notícia publicada no Último Segundo, não sabemos a quem atribuir a imprecisão. O redator recebeu informações de um assessor do religioso (pode-se supor que o assessor não teria soletrado direitinho o nome do arcebispo). Mas não se sabe assessor de quem, pois aí o site comete outra imprecisão, que explico reproduzindo o trecho da matéria:

Dom Luiz co-celebrou hoje uma missa ao lado do arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Rian, que foi visitá-lo a pedido do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Geraldo Majella. Segundo o porta-voz do religioso, como a capela é pequena, a missa teve que ser campal devido à quantidade de pessoas que se aglomeravam no local.

Em tempo: o porta voz é de qual dos três religiosos citados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share